Aguarde, carregando...

notícias

Alunos do IFC visitam a Coocam

Alunos do IFC visitam a Coocam

21-08-2012

Campos Novos – Na manhã de terça-feira, dia 21, os alunos do 6º período de Engenharia Agronômica do Instituto Federal Catarinense, de Rio do Sul, visitaram a Coocam e áreas rurais de produtores da Cooperativa para verificar a produção de Canola.

Os alunos foram recepcionados pelo Engenheiro Agrônomo da Coocam, Cristiano Nascimento e após esclarecimentos sobre a cultura de inverno que está sendo plantada em nível de experimento na Coocam, seguiram até as áreas do associado Riscala Fadel Júnior para verificar in loco a produção.

A visita técnica, parte da disciplina de Culturas de Inverno, ministrada pelo professor Romano Valichiski, visa acompanhar a produção de canola, aveia e trigo, culturas que não tem tradição de plantio na região de Rio do Sul. “Tivemos informação que a Coocam tem sido pioneira no plantio de Canola na região, e através disso, tivemos o interesse em vir acompanhar de perto a produção e coletar dados sobre a cultura”, explicou. A idéia, segundo o professor é visitar a cultura nesta época de final de florescimento e enchimento de grão, e retornar na colheita para verificar os resultados do plantio.

A aluna Katiane Eli considera que visitas como essa são de extrema importância aos alunos, já que coloca a turma em contato com a responsabilidade de um Departamento Técnico na tomada de decisões quanto ao que plantar e não plantar em determinadas áreas, bem como seus prós e contras. “Na nossa região não existe quase o sistema de Cooperativas, e com a visita, ampliamos nossa visão quanto a nossa atuação profissional. Também pudemos verificar outra realidade, já que na região de Rio do Sul o forte são Cebola e Fumo, e não cereais como aqui, e também áreas pequenas de plantação e não grandes áreas, como em Campos Novos”, disse.

Canola – A Coocam é pioneira na plantação de Canola e neste ano iniciou um projeto piloto na cultura com o cultivo de 100 hectares.

Procurando uma opção com menos variação comercial como o trigo, e mais estável economicamente, devido aos contratos pré estabelecidos, a Canola se apresentou como a  alternativa mais viável no sentido de não deixar a produção ociosa de abril a outubro, e ainda promover a rotação de culturas.

Segundo o Engenheiro Agrônomo da Coocam, Cristiano Nascimento, esse primeiro contato com a Canola tem se mostrado um grande aprendizado sobre a cultura e seu comportamento. “Mesmo sofrendo com a falta de chuva no plantio, que comprometeu seriamente o stand final da lavoura, as avaliações são muito positivas. A Canola se apresenta como uma grande alternativa das culturas de inverno, com a vantagem que seu plantio se dá logo após o colheita de verão o que proporciona a colheita no mês de Outubro, dando espaço para o plantio de milho, e obedecendo uma excelente rotação de cultura (leguminosa/gramínea) ou ainda o plantio de soja mais cedo, na safra subsequente”, finalizou o engenheiro agrônomo, Cristiano Nascimento.

 

 

 

 

 

Camila Bebber Gomes

Assessora Comunicação Coocam

comunicacao@coocam.com.br

49 8804-5306