notícias
Associado da Coocam produz 99,31 sacos por hectare no Concurso Top Produtividade
17-06-2016A alta produtividade de soja na safra 2015/2016 tem premiação. O Programa “Top Produtividade”, realizado pela Syngenta na Cooperativa Agropecuária Camponovense – Coocam, coroou o trabalho de técnicos e agricultores, que investem em tecnologia para obter o resultado máximo em produção e rentabilidade na cultura da soja.
O jantar de premiação do concurso foi realizado na noite de quinta-feira, 16 de junho, na SER Coocam. O sojicultor da cooperativa que mais produziu soja no programa da Syngenta desta safra 2015/2016, foi João Alexandre Di Domênico, com 99,31 sacos/ha em uma área de 3 hectares inscrita no concurso.
Em sua segunda edição na Coocam, o concurso teve como objetivo maior, o experimento de manejo, cultivares e técnicas promissoras e inovadoras disponibilizadas pela empresa, que representam, de acordo com a média obtida na área, o caminho para aumentar a produção de soja em toda a região.
João Alexandre Di Domênico venceu o concurso Top Produtividade na Coocam pelo segundo ano consecutivo. O sojicultor ressalta que a fertilidade da área, aliada ao manejo preventivo contra pragas e doenças foi essencial para obter esta produção. “Utilizamos bastante matéria orgânica nessa área, com cama de aviário, e tivemos uma adubação correta no plantio da soja, nada além do normal, do que fazemos em todas as áreas, mas também estivemos atentos ao manejo preventivo contra pragas e doenças. O que mais incomodou nesse ano foram as doenças da ferrugem asiática e a esclerotinia (mofo branco), mas monitorando a área com o técnico, assim como as outras, e utilizando os produtos do portfólio da Syngenta, nós conseguimos controlar essas doenças e não tivemos danos. O intervalo de aplicação foi essencial, no ano passado produzimos 83 sacos/ha e o Departamento Técnico da Coocam está atento ao que o produtor quer, que é produzir mais, então com essa equipe superamos as nossas expectativas em um ano adverso que contou com chuvas e depois seca e atribuo o sucesso desse concurso, com essa produtividade, a técnica empregada no manejo da lavoura e para o ano que vem vamos tentar ultrapassar os 100 sacos/ha”, destacou João Alexandre.
De acordo com o técnico em agropecuária da Coocam, Silvio Zanon, que prestou acompanhamento na área do associado da Coocam, o manejo definiu a alta produtividade. “Nós fizemos aplicações para pragas, como percevejo e lagartas, obedecendo o intervalo de aplicação dos produtos, trabalhando preventivamente. Ficamos atentos a esse manejo, utilizando produtos de qualidade e com intervalo de aplicação correto, sem esperar a doença entrar para que o resultado fosse positivo. Todo produtor pode realizar esse manejo e nessa área demonstramos que é possível obter uma produtividade acima da média, desde que se implante um controle preventivo e recomendado pela equipe técnica. Essa competição no concurso é saudável e faz com que o produtor invista na hora certa e assim se demonstra que podemos chegar aos 100 sacos/ha em nossa região”, afirmou Silvio Zanon.
Como premiação, o produtor e o técnico ganharam uma viagem com acompanhante ao Nordeste Brasileiro.
De acordo com a Responsável Técnica e Vendas da Syngenta, Ana Paula Visoná Rossi, a proposta com o Top Produtividade é elevar a produtividade de soja na região. “A Syngenta, em parceria com a Coocam busca deixar um legado para o produtor rural que nós podemos mais, quando falamos em produtividade. O objetivo é buscar uma produtividade acima dos 100 sacos/ha de soja e é por isso que desenvolvemos esse concurso para os produtores. Estamos na segunda edição do concurso com excelentes resultados graças à parceria com os produtores líderes em tecnologia na região”, ressaltou.
Durante a apresentação do concurso, Fernando Bertolo, Responsável Técnico e Vendas da Syngenta comemorou o resultado do programa, destacando que é possível produzir mais que 100 sacos/ha na região. Fernando informou que a média de produção de soja no Brasil, safra 2015/16 foi de 46,7 sacos/ha, no estado 48,3 sacos/ha, em Campos Novos 58 sacos/ha e na Coocam 59 sacos/ha. “Já a média produtiva do concurso, levando em conta todos os participantes fechou em 77,94 sacos/ha e o top três fechou em 91,95 sacos/ha. O legado que deixamos é de produzir mais, pois estamos próximos dos 100 sacos/ha e vamos continuar trabalhando para superar essa meta e aumentar a rentabilidade do produtor”, comentou Bertolo.
Fonte: Coocam® - Felipe Gotz - Assessor de Comunicação