notícias
Campos Novos terá maior área de soja da história
03-11-2016Segundo dados do IBGE, 60 mil hectares serão semeados com grão de ouro no município. Plantio já iniciou e produtor espera elevar média de produção, em relação à safra anterior.
Ao que tudo indica, a safra de soja 2016/2017 será de grandes produtividades na região de Campos Novos. Com previsões de que os riscos climáticos serão menores, os produtores se concentram em fazer o dever de casa no plantio e manejo para comemorar na colheita. A área com a oleaginosa, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, será recorde no município, chegando aos 60 mil hectares com a cultura, contra 58 na safra anterior.
Na Fazenda São João, o Produtor Rural e Economista João Alexandre Di Domênico, aumentou a área com soja nesta safra em 10%. Com 630 hectares destinados a cultura, João Alexandre tem nesta safra um alvo a atingir. Ele produziu na safra anterior, 65 sacos/há, e desejo é superar em ao menos 5 sacos/ha.
“Nós aumentamos a área, não por diminuir o plantio das outras culturas, mas sim pela rotação nas áreas. A expectativa é de que tenhamos um ano normal, sem tanta interferência do La Niña, e com a colaboração do clima, devemos ter uma safra cheia”, afirmou João Alexandre.
O plantio da soja iniciou no dia 20 de outubro e será realizado até final de novembro, após a colheita do trigo, que deve iniciar após o dia 15 deste mês.
Para o técnico em agropecuária da Cooperativa Agropecuária Camponovense – Coocam, Silvio Zanon, o produtor que deseja aumentar sua produtividade precisa mudar seus conceitos quanto ao manejo das lavouras. “Aquele produtor que está contente com sua produtividade faz o mesmo manejo, mas se ele não está satisfeito e quer mais, nós vamos buscar as técnicas mais eficientes. Esse diferencial é fazer com que se aplique produtos mais técnicos, dentro de um intervalo de aplicação mais curto, usando alguns produtos diferenciados. Um dos exemplos que temos, é de que para produzir 60 sacos/ha, não é difícil pela genética das variedades disponíveis, mas se ele quer produzir 80 sacos/ha, ele deve investir mais. Nós devemos estar atentos a lavoura sempre, fazer aplicações de fungicidas com intervalo menor ou fazer até quatro aplicações, por exemplo”, informou.
A adoção de técnicas de Agricultura de Precisão também tem apresentado resultados na produtividade da soja. Silvio ressalta que o potencial produtivo das variedades é alto, e melhorando a eficiência dos nutrientes que a planta necessita absorver, os resultados são obtidos. “A Agricultura de Precisão tem mostrado as deficiências, por exemplo, das áreas, e o sabendo o que precisa fazer, fica mais fácil. As correções de solo, aplicações de gesso, de micronutrientes, equilibra o sistema. Nós temos feito alguns micronutrientes foliares para compensar essa deficiência de solo e é nisso, que acreditamos que o resultado é diferente. O Departamento Técnico da Coocam preza por acompanhar as lavouras e nesta área que tivemos uma produção maior, houve um manejo de limpeza antecipado, para não ter competição, foi feito tratamento no estado vegetativo e repetidas aplicações de forma antecipada do habitual”, finalizou Zanon.
Fonte: Coocam® - Felipe Gotz - Assessor de Comunicação