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Celso Ramos é o município ganhador do Projeto Escola no Campo em 2012

Celso Ramos é o município ganhador do Projeto Escola no Campo em 2012

05-11-2012

Campos Novos – Tão cheio de boas iniciativas como foi o desenrolar do Projeto Escola no Campo este ano, foram as apresentações que os alunos e professores trouxeram para o encerramento do Projeto da Coocam e da Syngenta, que aconteceu na quarta-feira, dia 31, no Clube Camponovense de Campos Novos.

Vestidos com figurinos produzidos de material reciclável, feitos especialmente para a festa que reuniu mais de 400 alunos e outras 100 pessoas entre professores, diretores de escolas, secretários municipais de educação, diretores da Coocam e autoridades, os alunos trouxeram para avaliação dos jurados um espetáculo sem precedentes.

Danças, teatros, música e muita criatividade encheram a tarde de programação, fazendo com que o público e os jurados tivessem dificuldade na decisão dos ganhadores que foi acirrada, sendo que apenas 0,2 décimos separaram o primeiro colocado do terceiro.

Assim, o 1º lugar ficou com a cidade de Celso Ramos, que recebeu um cheque no valor  de R$ 1.500,00, o 2º lugar ficou com a cidade de Campos Novos, e o 3º com a cidade de Frei Rogério. Ao todo sete municípios participaram da 9ª edição do Escola no Campo, sendo que além dos ganhadores, as cidades de Lebon Régis, Vargem, Barracão e Ibiam também fizeram bonito no projeto e tiveram premiados nas categorias melhor desenho, melhor frase e melhores notas no Vôo do Conhecimento.

Conforme a diretora do Centro Educacional Elisiane Titon, de Ibiam, Cassia Gonzatto Araldi, a participação da escola vai além das premiações oferecidas pela Cooperativa e sua importância está na vontade das crianças em aprender e levar os conhecimentos até seus pais e familiares, já que Ibiam é basicamente rural. “Os alunos levam o conhecimento obtido no Escola no Campo para suas casas, para seus pais, que em muitos momentos nos dão retorno no ambiente escolar, demonstrando a modificação de comportamento, como o exemplo a questão do destino correto do vasilhame de agrotóxico, que muitos pais não davam, e agora dão”, explicou.

Dessa forma, além de disponibilizar prêmios aos alunos, e recursos financeiros aos municípios, o Projeto Escola no Campo tem por meta formar agentes ambientais atuantes nos municípios e comunidades em que vivem -  mais de 6 mil já foram formados em 9 anos de realização, e isso se percebe no envolvimento dos alunos com a iniciativa. A aluna de Lebon Régis, Eduarda Sampaio Bortoloto, de 12 anos, disse que mais do que prêmios, o Projeto dá oportunidade dos alunos entrarem em contato com conhecimentos dos quais não tinham noção, e isso faz com que haja uma mudança de atitude nas casas, na escola, e na cidade. “ Através do Projeto Escola no Campo mudei hábitos que tinha em casa, e meus pais gostaram muito disso. Hoje demoro menos tempo no banho, minha mãe fecha a torneira enquanto lava a louça, desligamos a TV quando estamos na sala. Tudo isso levei para casa, e estamos adotando como prática”, disse.

A pontuação final dos municípios participantes, foi feito com base no regulamento apresentado aos professores e diretores no início do ano letivo. Assim, a nota foi composta 60% pela apresentação final desta quarta-feira, 30% pela avaliação feita da equipe do projeto nas escolas no mês de agosto e setembro, e 10% pela média obtida pelos alunos no Vôo do Conhecimento, um teste sobre a apostila do Escola no Campo aplicado a todos os participantes.

Conforme o Presidente da Coocam, João Carlos Di Domênico, a 9ª edição do projeto surpreendeu a direção da Cooperativa pela qualidade com que apresentou os números de encerramento, e pelas iniciativas bacanas com que envolveu as comunidades onde foi desenvolvido. “Todos os anos o projeto traz novidades, mas em 2012 especificamente, o Escola no Campo demonstrou que saiu das Escolas e foi para as casas, as comunidades, as cidades onde foi desenvolvido. Nossa equipe de colaboradores que acompanhou os trabalhos trouxe dados de iniciativas que fizeram a diferença, como a Arrecadação de material reciclável para confecção da decoração natalina da cidade, feita pelos alunos de Lebon Régis, o ciclo de entrevistas feitas na rádio de Celso Ramos, sobre idéias para economia de energia, de água e reciclagem de lixo, feita pelos alunos daquela cidade, e ainda a recuperação de bosques, jardins e hortas feitos por diversos alunos das várias cidades participantes”, finalizou.