Aguarde, carregando...

notícias

Celso Ramos é o vencedor do Projeto Escola no Campo 2015

Celso Ramos é o vencedor do Projeto Escola no Campo 2015

05-11-2015

Com o somatório das pontuações obtidas através da média do vôo do conhecimento, as avaliações escolares das ações realizadas na escola e na comunidade e a apresentação da tarde da última quarta-feira (04), quando aconteceu o encerramento do Projeto Escola no Campo, edição 2015, o município de Celso Ramos ficou em 1º lugar com 9,54 pontos. O evento aconteceu no Galpão Criolo, em Campos Novos, e contou com a participação dos nove municípios que participaram do projeto e das mais de 550 crianças envolvidas nessa edição.

Pela primeira colocação, Celso Ramos recebeu o prêmio de R$ 2 mil reais, oferecido pela Coocam e Syngenta, muito conhecimento obtido e boas ações disseminadas. Ações inovadoras e de sustentabilidade, que foram executadas pelos alunos do Centro Municipal de Ensino Rafaela Suppi, como programas de rádio gravados para conscientizar a comunidade, revitalização do espaço escolar, revitalização do bosque ao lado da Escola, visita a produtores rurais e ainda a implantação de cinco hortas comunitárias em cinco localidades do município, renderam ao município também, a premiação pelas melhores ações realizadas em âmbito escolar.Premiação essa, que foi divida com o município de Brunópolis, também destaque nessa categoria devido a implantação de ações de conscientização comunitárias, a construção da casa sustentável, trabalhos de monitoramento e controle de energia elétrica e água nas casas dos alunos e hortas e jardins escolares. Cada município ganhou R$ 250,00 como premiação.

Além destes, foi premiada na quarta-feira, o município de São Cristovão do Sul, que foi apontado pelos jurados como a melhor apresentação artística da tarde. Utilizando figurinos feitos de matéria reciclável, e ainda muito verde e produtos produzidos na horta escolar em seu cenário, a escola trouxe para os presentes lições de preservação ambiental através da arte. “As apresentações desta tarde foram muito boas. Através do empenho das escolas em construir figurinos e cenários feitos a partir de material reciclável, e trazer mensagens de preservação, consciência e valorização do agricultor e do meio ambiente, é possível perceber que todas elas estão de fato envolvidas com a temática.”, disse a coordenadora do Escola no Campo da Coocam Cristiane Aparecida Moro.

De acordo com o presidente da Coocam, João Carlos Di Domênico, é uma honra promover um encontro onde se vê tanta consciência ambiental e responsabilidade incutido no comportamento de crianças tão pequenas. “A Coocam e a Syngenta realizam o trabalho para conquistar exatamente o resultado que obtemos todos os anos, escolas, alunos, famílias e comunidades modificadas frente à responsabilidade ambiental e fazendo a sua parte no local que ocupam neste mundo. É assim que acreditamos dar certo, e assim que fazemos em nossa instituição.”, disse emocionado.

O projeto Escola no Campo é um projeto educacional, com cunho ambiental, realizado pela Cooperativa Agropecuária Camponovense – Coocam, em parceria com a Syngenta já há 12 anos. Ao longo das edições, 7.500 agentes ambientais já foram formados pela iniciativa que atua em cidades de abrangência da Cooperativa. No ano de 2015 foram nove municípios envolvidos – Abdon Batista, Barracão, Brunópolis, Celso Ramos, Fraiburgo, Lebon Régis , São Cristovão do Sul, Vargem, Zortéa - e 16 unidades escolares municipais participantes.