notícias
Cevada: uma nova perspectiva para safra de inverno aos produtores da Coocam
26-08-2015Campos Novos – Na próxima safra de inverno a Cooperativa Agropecuária Camponovense – Coocam abre ainda mais seu leque de atuação e oferece mais uma possibilidade de cultivo de cereais de inverno a seus produtores: a cevada.
Neste ano os produtores da cooperativa estão cultivando 100 hectares da cultura, e já no próximo ano, devem incrementar essa produção.
Com comercialização garantida, os produtores que fizerem a opção de cultivo da cevada, devem ter o destino de sua produção entregue na Coocam, conduzido Companhia de Bebida das Américas - Ambev. “A mais criteriosa das culturas, a cevada, destinada a indústria cervejeira deve atender diversos padrões que passam pela germinação e nível de proteína do grão. E todos esses fatores dependem do fator clima, ou seja, é uma cultura rentável, porém de risco.”, explicou o engenheiro agrônomo da Coocam, Helan Paulo Paganini.
Segundo o presidente da Coocam, João Carlos Di Domênico a Coocam oferece variedades produtivas e opções diversas aos produtores associados e clientes. Tudo visando não deixar o solo descoberto e ainda gerar diferentes fonte de renda aos produtores. “A Coocam acompanha o mercado no sentido de criar opções rentáveis e satisfatórias a seus associados. Fomos pioneiros em Santa Catarina na produção de milho waxy, em canola e agora abriremos outros mercados. Portanto, não temos medos de desafios e acreditamos no nosso potencial técnico, tecnológico e na experiência com o campo de nossos cooperados.”, explicou.
Além da cevada, a Coocam oferece como opção de inverno aos produtores o trigo e a canola além das culturas de cobertura de solo.