notícias
Colheita indica bons números para a safra 2013/2014 entre os produtores da Coocam
04-04-2014Campos Novos – O trabalho de mais ou menos 20 dias indica bons números para a safra de verão deste ano entre os produtores da Cooperativa Agropecuária Camponovense - Coocam. Com as colheitas iniciadas no início de março, e com previsão de termino para a última quinzena de maio, os produtores se mostram animados com as médias que tem feito em suas lavouras.
Segundo o agrônomo da Coocam, Cristiano Nascimento, a soja – primeira cultura que deve terminar a colheita, tem confirmado as expectativas de 65 sacas por hectare, atingindo picos de 85 sacos. “Com 30% da produção colhida, já é possível perceber as tendências da produção deste ano. A soja, além de ter sido menos prejudicada do que o esperado pelas ondas de calor de janeiro e fevereiro, ainda tem superado as expectativas em produtividade e qualidade do grão”, explicou.
Seguindo a tendência da soja, o milho também tem trazido boas surpresas aos produtores e ao departamento técnico da Cooperativa. Com uma média de colheita de 165 sacos por hectare, com picos de 240 sacos, a colheita, que já chega a 60% da área total, deve fechar com números positivos e apresentado produto de boa qualidade.
Já o feijão, com 40% da área plantada já colhida, e atingindo marca de 30 sacos por hectare, abaixo do indicado pelo IBGE no início do plantio, que apontava 40 sacas, demonstra que esta foi a cultura mais atingida pelo excesso de calor do inicio do ano. “O feijão é a cultura mais sensível ao excesso de calor e também foi o mais danificada pelo surto de lagartas que ocorreu nesta safra, já que as mesmas atacaram as vagens e com isso, danificaram a qualidade do grão”, ressaltou Cristiano.
Com muito trabalho ainda por ser feito, a torcida por parte dos produtores é para que o clima auxilie na colheita, preservando a qualidade do grão que esta na lavoura e facilitando os serviços. “As áreas que já foram colhidas estão nos surpreendendo pela produtividade e qualidade dos grãos que temos obtido.
A tendência agora, é que as áreas que foram plantadas no meio do período e que estão para ser colhidas em breve, deem uma queda na produtividade, já que foram as mais afetadas pelo excesso de calor, porém as mais tardias, e quem a colheita prevista para o mês de maio, devem aumentar novamente a produtividade”, explicou o engenheiro agrônomo Cristiano Nascimento, que tem acompanhado os trabalhos de perto.
Semente de soja indica produto de qualidade na safra 2014/2015
As áreas produtivas cadastradas como semente de soja para a Coocam também têm apresentado produto de qualidade acima do esperado. Isso indica semente de qualidade e produto com alta produtividade para ser comercializado para a safra de 2014/2015.
As primeiras pré-análises feitas, das sementes que já entraram na Unidade de Beneficiamento de Sementes da Cooperativa têm indicado boa germinação e poder fisiológico. “Com a colheita de soja deste ano já criamos expectativas sobre as cultivares que serão utilizadas na próxima safra. Essas também têm nos trazido boas surpresas”, finalizou Cristiano.
Mais informações:
Camila Bebber Gomes
Assessora Comunicação Coocam
comunicacao@coocam.com.br
49 8804-5306