notícias
Colheita na região de Campos Novos na reta final
07-04-2020Cerca de 70% das lavouras de soja e 90% da área do milho dos associados da Coocam já foram colhidos.
A sexta estimativa da produção de grãos para a safra 2019/20 no Brasil, realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) e divulgada no mês de março, aponta crescimento de 4,1%, em comparação à temporada passada. O indicativo atual é de um volume total na ordem de 251,9 milhões de toneladas, ou crescimento de 9,9 milhões de toneladas em relação a safra 2018/19.
Conforme o departamento técnico da Cooperativa Agropecuária Camponovense (Coocam), cerca de 70% das lavouras de soja e 90% da área do milho dos associados da cooperativa já foram colhidos. A colheita vai finalizar aproximadamente 15 dias antes, conforme a safra passada, resultado da seca durante muitos dias, obrigando a antecipação da colheita. A estiagem prolongada durou até 60 dias sem chuvas em algumas áreas de Campos Novos.
Apesar das pesquisas apontarem crescimento de produção, diversos produtores estão preocupados com o resultado final da safra 2019/2020. Segundo o engenheiro agrônomo da Coocam, SIlvio Zanon, o problema de baixas precipitações pluviométricas foi maior do que o previsto e com grandes perdas na qualidade e quantidade dos grãos. “A melhor produtividade estará nas variedades plantadas precocemente”, comenta Zanon. Os principais cultivares do período da safra de verão na região de Campos Novos é soja, milho e feijão.
Zanon alerta os produtores quanto os cuidados e manejo correto para não ter danos futuros, especialmente nas áreas com alta produtividade. Os produtores estão realizando plantio de aveia para pastagem ou cereais para cobertura do solo. Para a safra de inverno, a Coocam oferece trigo, cevada e aveia preta para sementes.