Aguarde, carregando...

notícias

Começa a colheita de Milho Waxy em SC

Começa a colheita de Milho Waxy em SC

14-03-2012
Coocam é a única produtora desta variedade de milho em todo o Estado

Campos Novos – Nesta semana inicia a colheita de um produto nobre para o ramo alimentício produzido aqui, no Celeiro Catarinense. É a colheita do milho Waxy, uma variedade especial de milho e que a Coocam é a única produtora no estado de SC.

A produção envolve todo um preparo especial, já que o produto deve ser plantado, manejado, colhido e beneficiado de forma diferente e exclusiva, sendo que o contato com o milho comum interfere na característica desejada. E todo esse cuidado é justificável, levando em conta que o milho Waxy é empregado para a produção de produtos da Nestle, Sadia, Perdigão, Batavo entre outras marcas famosas que vão para a mesa de milhares de consumidores brasileiros.

Com 99% de amilopectina que representa alto rendimento industrial, o Waxy permite reações químicas diferentes devido à composição do produto, e essa particularidade é utilizada largamente para a produção de amidos especiais, empregados na produção de molhos e bebidas.

De acordo com o operador de compras da Corn Produts, Ivandel Dubiella, toda essa especialidade do produto também já foi amplamente utilizada na produção industrial de rótulos de garrafas, já que o Waxy foi pioneiro na colagem de rótulos de forma que não deixava marcas nas embalagens. Porém, pelo alto valor agregado hoje é amplamente difundido no ramo alimentício.

Desde 1994 a Coocam é parceira da Corn Produts na produção do Waxy, e com isso tem 100% da produção destinada à empresa. Uma produção que tem mantido seus padrões em questão de volume e qualidade, já que a Coocam absorve a demanda de produção de SC da Corn Produts e entrega Waxy dentro dos padrões de exigência da Companhia.

Isso se cumpre, pois, segundo informações do engenheiro agrônomo da Coocam, Cristiano Nascimento, o clima da região é propício para a produção e desenvolvimento do produto que possui controle de qualidade rigoroso e é rastreado da produção à entrega. “A especificidade do Waxy é tanta que ele não pode ter qualquer contato com o pólen do milho convenciona ou transgênico. Isso requer responsabilidade e dedicação do produtor rural, que conta com um produto menos produtivo, porém economicamente valorizado”, explicou.

Já o Presidente da Coocam, João Carlos Di Domênico, explica que a produção do Waxy pela Coocam demonstra os caminhos pelos quais a Cooperativa vem traçando sua trajetória, buscando inovação e unindo tecnologia e produtividade a produção rural. “Nós da Coocam estamos atentos às mudanças e inovações do mercado consumidor e queremos acompanhá-las unindo sempre qualidade e tecnologia a produção rural. Somos parte integrante do Celeiro Camponovense e queremos fazer jus a este título que  dá visibilidade e importância econômica a nossa região frente ao cenário estadual e brasileiro”, finalizou.
 
Camila Bebber Gomes
Assessora Comunicação Coocam
comunicacao@coocam.com.br
49 8804-5306