Aguarde, carregando...

notícias

Coocam abre o calendário dos Dias de Campo

Coocam abre o calendário dos Dias de Campo

01-02-2018

O ano de 2018 já iniciou especial para a Cooperativa Agropecuária Camponovense (Coocam). Ao comemorar bodas de prata, a Coocam vai trilhando seu caminho de sucesso e mostrando porque se tornou uma das maiores cooperativas de Santa Catarina, sendo reconhecida em outros estados como Rio Grande do Sul e Mato Grosso.  Com foco no desenvolvimento do agronegócio e, consequentemente, contribuindo com o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, nestes 25 anos, a cooperativa atua para ser um elo entre os produtores rurais e o incremento da cadeia produtiva. Grandes exemplos dessa ligação direta com os pequenos produtores são os Dias de Campo, eventos menores em proporção de público e comercialização, porém, grandes em conhecimentos.

Os Dias de Campo da Coocam são feitos para apresentar aos produtores rurais, as inovações tecnológicas do agronegócio, sem fins comerciais ou lucrativos. “Esse modelo de Dia de Campo realizado pela Coocam é diferenciado e tem sido sucesso junto aos produtores. Tecnicamente é muito melhor, pois, possibilita a comparação e adaptação das novas variedades de sementes conforme a região”, disse João Carlos Di Domenico, presidente da Coocam.  Junto com empresas parceiras, a cooperativa tem quatro campos demonstrativos, um em cada município onde tem filial.

Neste sábado dia 3 promove seu primeiro Dia de Campo do ano, em Ribeirão Cascalheira (MT). Já no sábado (17) em Barracão (RS), dia 24 de fevereiro em Curitibanos (SC) e dia 10 de março em Lebon Régis (SC).

De acordo com o vice-presidente da Coocam, Riscala Fadel Junior, nos Dias de Campo os produtores tem oportunidade de conhecer todas as novidades tecnológicas do setor. Ele lembra que a natureza responde a cada agressão, sendo assim, o produtor precisa estar sempre atento às novidades para conseguir aumentar cada vez mais a produtividade das lavouras.

“As pesquisas são extensas e continuas e a cada safra surgem novas tecnologias. São oferecidos produtos e sementes, cada vez mais resistentes às pragas e doenças para que os produtores tenham um ganho em nossa atividade”, observa Riscala Fadel Junior, completando que os técnicos da Coocam estão sempre se atualizando para oferecer suporte aos cooperados. “Os profissionais precisam estar preparados para recomendar as novas tecnologias aos produtores, já que uma recomendação errada pode tornar um grande problema na lavoura”.

Em Ribeirão Cascalheira – Mato Grosso, desde 2015 a Coocam leva um modelo de cooperativa diferente do que os produtores daquela região estavam acostumados. As grandes fazendas dominam o Centro Oeste do Brasil e os pequenos produtores ficam ainda menores, considerando a realidade local. “A gente entrou com esse modelo de cooperativa de Santa Catarina, atendendo esse grupo, especialmente atendendo o nosso produtor que está plantando lá”. Segundo João Carlos, o Dia de Campo é realizado em parceria entre a cooperativa e os produtores camponovenses, já que o evento deste sábado acontecerá na fazenda da Agrocam – agropecuária de cooperados da Coocam no Mato Grosso.