notícias
Coocam e Syngenta fazem avaliação do trabalho realizado pelas escolas participantes do Escola no Campo
03-10-2012Campos Novos – Há mais de 15 dias, uma equipe formada por colaboradores da Coocam e da Syngenta, visitam todas as 20 escolas participantes da 9ª edição do Projeto Escola no Campo.
O objetivo da visita é avaliar o trabalho desenvolvido por cada uma das escolas, ao longo do ano letivo, no sentido de perceber como cada unidade escolar envolveu seus alunos, professores, comunidade escolar com as diretrizes e conteúdos do projeto.
Além das visitas, que avaliam a limpeza e organização do ambiente escolar, o feitio e cultivo da horta escolar, além da mudança de comportamento no âmbito da escola, acontece ainda o Vôo do Conhecimento, uma prova aplicada aos alunos, sobre os conteúdos da apostila, no sentido de medir o aprendizado dos alunos envolvidos.
Todos os sete municípios envolvidos no projeto foram visitados nesta etapa, e muitas boas iniciativas foram vistas. “Algumas escolas nos surpreendem pela criatividade e responsabilidade com que conduzem o Projeto Escola no Campo, fazendo com que as ações executadas realmente modifiquem a rotina escolar, o ambiente dos alunos e duas praticas diárias”, explicou a assessora de Comunicação da Coocam, Camila Bebber Gomes, que acompanhou as visitas.
“Neste ano, pudemos verificar uma gama enorme de trabalhos feitos com material reciclado pelos alunos, demonstrando que executar o projeto no âmbito escolar está além de recursos financeiros que as escolas possam ou não ter”, disse a Coordenadora do Projeto Escola no Campo da Coocam, Cristiane Moro.
Outra iniciativa que foi proposta na edição de 2012 foi a promoção de um evento ou atividade que envolvesse os pais dos alunos ou ainda a comunidade escolar e muitas escolas cumpriram este quesito. “Verificamos que através dessas ações, com a comunidade, o Escola no Campo transcende as portas da Escola e vai para dentro da casa dos alunos e para a prática das famílias.”, disse a responsável pelo Projeto na Syngenta, Francieli Toniello.
Outra boa iniciativa do ano de 2012 foi a criação do Blog do Projeto Escola no Campo, uma ferramenta que promove a interação entre as escolas, os alunos, e as cidades participantes, e mais do que isso, dá clareza ao processo de avaliação das escolas, pois através dele todos os participantes conseguem acompanhar o que está sendo desenvolvido nas outras escolas que participam da edição.
De acordo com o Presidente da Coocam, João Carlos Di Domênico, o Projeto Escola no Camp tem melhorado a cada ano, no sentido de lançar ainda mais idéias as Escolas no sentido da criação de ambientes sustentáveis. “A cada ano nós da Coocam juntamente com a Syngenta investimos e acreditamos mais nesse projeto, que traz condições de mudança e promoção do melhor a cada escola e assim a comunidade escolar e as cidades envolvidas. Da mesma forma, as escolas e os municípios participantes tem nos respondido de forma positiva, demonstrando interação e comprometimento com o Projeto que colocamos a sua disposição”, explicou.
A próxima etapa do Projeto Escola no Campo se dá com a vinda dos mais de 400 estudantes participantes dessa edição a Campos Novos para o encerramento das atividades, formação dos agentes ambientais, e conseqüentemente a premiação do 1º, 2º e 3º colocado. “Neste ano teremos programação para as crianças e seus professores durante todo o dia. Teremos formatura, apresentações, premiação, enfim, um dia de alegria as crianças participantes. Com isso, e com o trabalho de um ano todo de acompanhamento e comprometimento para cada uma das 20 escolas, a Coocam demonstra que acredita na formação e promoção de um futuro melhor, mais digno e com mais condições para todos.”, explicou João Carlos.
Camila Bebber Gomes
Assessora Comunicação Coocam
comunicacao@coocam.com.br
49 8804-5306