notícias
Coocam encerra o ano de 2012 com saldo positivo e novos investimentos previstos para 2013
20-12-2012
Campos Novos – Nem mesmo as intempéries climáticas foram capazes de comprometer o ano agronômico da Coocam. Com faturamento dentro do previsto, e recebimento de grãos de milho e soja 11% acima do ano de 2011, a Cooperativa Agropecuária Camponovense encerra os trabalhos em 2012 com saldo positivo e recorde de recebimento de grãos.
Foram diversas ações positivas que marcaram o ano para a Cooperativa. A safra de milho teve resultados positivos, sendo que o recebimento foi de mais de 200 mil sacas com relação ao ano passado.
Já o soja, além de ter aumento de recebimento de grãos, ainda contou com o preço acima da média, já que o ano de 2012 teve aumento de 21% no preço médio da saca. Isso porque em 2011 o valor pago era de R$ 44,60 por saca, e neste ano foi de R$ 54,00.
A única cultura que não teve o desenvolvimento esperado foi o trigo. Prejudicado pelas ocorrências climáticas, que acabaram por reduzir a entrega dos produtores da Coocam em menos da metade do que se esperava, a cultura ainda teve qualidade menor do que de costume.
De acordo com o Presidente da Coocam, João Carlos Di Domênico, as vésperas de completar seus 20 anos – em janeiro de 2013, a Coocam tem colhido frutos do trabalho realizado até agora. Com uma gestão responsável, baseada em planejamento e decisões acertadas, a cooperativa acumula bons números no quesito faturamento, crescimento, aumento do quadro funcional e previsão de investimentos. “Ficamos orgulhoso de ver que estes 20 anos foram de muitas realizações e mais que isso, de semeadura de ações que revertem em resultados positivos para a Coocam. Somos uma organização que cresceu a passos largos, sem qualquer necessidade de apoio externo, fazendo com que junto conosco crescesse nossos associados e colaboradores”, explicou.
Para 2013, além de um calendário de eventos repleto de comemorações dos 20 anos, a Coocam ainda vislumbra investimentos significativos no que diz respeito a Fábrica de Ração e ainda na filial de Lebon Régis que deve receber a segunda etapa da obra no início do ano. Outro projeto da Cooperativa que está em andamento é o Posto de Combustível, que em fase de aprovação dos órgãos competentes, deve ser estruturado ainda em 2013.
Ações sociais
A atuação social da Coocam também marcou o ano de 2012. A realização da Semana do Campo Limpo, em agosto, com o recolhimento itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos teve recorde de arrecadação, sendo que foram recolhidas mais de 17 mil embalagens na matriz e filiais, ou seja, três vezes mais que em 2011.
A edição do Projeto Escola no Campo de 2012 também teve seu destaque. 400 alunos de sete municípios de atuação da Coocam formados como agentes ambientais, e diversas iniciativas inovadoras marcaram a edição do Projeto que teve como município ganhador Celso Ramos.
Ações com a comunidade, como campanhas de recolhimento de lixo, de reciclagem de materiais, de conscientização ambiental foram realizadas pelas mais de 20 escolas participantes, que fizeram de 2012 um ano ímpar no quesito comprometimento e criatividade.
Camila Bebber Gomes
Assessora Comunicação Coocam
comunicacao@coocam.com.br
49 8804-5306