Aguarde, carregando...

notícias

Coocam: Foco na qualidade de sementes

Coocam: Foco na qualidade de sementes

16-04-2014

Campos Novos – Com o intuito de fazer com que todo o processo de produção de sementes tenha excelência e assim garanta a qualidade, pureza e vigor da semente oferecida, a Coocam – Cooperativa Agropecuária Camponovense promoveu nesta terça-feira, dia 15, um treinamento destinado aos associados que tem áreas produtivas cadastradas como produtoras de sementes de soja, milho, feijão, trigo e aveia.

Com a palestra do engenheiro agrônomo Dr. Evandro Servieri, da Fundação Pró Sementes, de Passo Fundo, os produtores ganharam orientações de como garantir a qualidade e produtividade da semente, lá mesmo, no ambiente da propriedade.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Coocam, Cristiano Nascimento, todo o processo de qualificação da semente começa no seu plantio, no ano anterior, e depende de manejo certeiro, condições adequadas e recomendações específicas para manter a qualidade física, fisiológica e sanitária da semente. “ Todas as características que garantem a qualidade da semente não se faz na UBS e sim na lavoura, A UBS apenas tem a capacidade de manter esses padrões. Por isso esse treinamento e essas orientações são importantes, para que haja a garantia de produtos de qualidade”, explicou Cristiano.

Evandro ressaltou ainda, que a conversa que teve com os produtores visa unir a teoria com as práticas do dia-a-dia que são corriqueiras nas Fazendas, no sentido de garantir que a semente apresentada na próxima safra seja sempre a melhor possível, sadia e livre de patógenos. “Para isso é preciso que o local de plantio seja adequado, que as recomendações técnicas daquela cultivar sejam seguidas e que assim, a planta possa se desenvolver de forma ideal”, lembrou.

Além disso, o encontrou tratou ainda das novas regras de produção de sementes na Cooperativa, que vão nortear os trabalhos de 2014 e fez a distribuição de bonificação das sementes entre os produtores.

Atualmente a Coocam produz em média 150 mil sacas de semente ao ano, que são comercializadas nas mais diversas regiões de Santa Catarina além dos estados de Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo. Beneficiadas com alta tecnologia, as sementes Coocam são fruto de parcerias com instituições de pesquisa renomados que tem como aliado o potencial climático e de localização da região, propicio para tal finalidade. “Tratamos a produção de sementes como um negócio sério dentro da Cooperativa, e por isso monitoramos toda a produção no campo de nossos cooperados no sentido de oferecer o mais alto potencial produtivo. Nossos ensaios e análises são feitos com rigor e por isso garantem as sementes Coocam a qualidade e seriedade que levamos em nosso nome”, explicou o presidente da Coocam, João Carlos Di Domênico.