notícias
Coocam junto com demais entidades avalia estragos feitos pelo granizo
20-12-2010Campos Novos – Na semana passada, mais precisamente na sexta-feira, dia 03 a Coocam, juntamente com a Coopercampos, a Epagri, a Secretaria de Agricultura de Campos Novos, o Sindicato de Produtores Rurais de Campos Novos e a Associação de Engenheiros Agrônomos do município realizou uma reunião com a finalidade de contabilizar os prejuízos que as recorrentes chuvas de granizo trouxeram para as plantações do município.
Conforme o documento elaborado pelas Cooperativas em conjunto com as entidades, as perdas chegaram na casa dos R$9 milhões de reais, com a destruição de mais de 7.550 hectares de plantações, das pequenas e médias propriedades rurais da cidade. Algumas propriedades chegaram a registrar ainda, perdas na infra-estrutura e nas residências devido à intensidade do granizo, que por três vezes cobriu de branco os campos da cidade.
De acordo com o engenheiro agrônomo da Coocam, Cristiano do Nascimento, de todo o montante de perdas, a cultura que foi mais afetada foi o trigo, totalizando 3.000 hectares de prejuízos. As perdas, porém, não pararam por aí, o trigo veio seguido do feijão, com a perda de 700 hectares e da soja com a perda de 1.200 hectares. “Além destes, as plantações de milho e cevada também foram afetadas pelo granizo e não devem colher o que era esperado para a próxima safra”, explicou Cristiano.
Dentro do curto período de um mês, três chuvas de granizo assolaram Campos Novos e região com eventos em 15 e 24 de novembro e em 01 de dezembro. Em todas elas foram registradas perdas em localidades diferentes.
Prefeitura aguarda homologação de estado de emergência na cidade
O levantamento de prejuízos da última sexta-feira resultou em um documento que foi encaminhado para o Prefeito Municipal de Campos Novos, Vilibaldo Schmidt através do Secretário de Agricultura, Cidinei Cordeiro que esteve presente na reunião. Além do documento, foi decidido pela Defesa Civil de Campos Novos, o pedido de decreto de Estado de Emergência do município.
Conforme informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Campos Novos, com o documento em mãos a municipalidade solicitou ao Governo do Estado a homologação do decreto, e aguarda agora uma posição da Defesa Civil estadual quanto a isso.
O Secretário de Agricultura, Cidinei Cordeiro, no entanto, enfatizou que ao saber do ocorrido, a secretaria de agricultura imediatamente junto às Cooperativas, Sindicato, Epagri e núcleo de engenheiros agrônomos, fizeram a contabilização das perdas para que as providências necessárias possam ser tomadas. “Agora aguardamos retorno do Estado frente a essa situação”, finalizou o secretário