Aguarde, carregando...

notícias

Coocam promove “Dia de Teatro” em escolas participantes do Projeto Escola no Campo

Coocam promove “Dia de Teatro” em escolas participantes do Projeto Escola no Campo

31-08-2016

Peça “Onde caiu meu pingo” retrata o uso consciente de defensivos agrícolas e preservação dos rios.

Em sua 13ª Edição, o Projeto Escola no Campo, desenvolvido pela Cooperativa Agropecuária Camponovense – Coocam e Syngenta, busca sensibilizar crianças e comunidades escolares participantes, sobre a importância da preservação do meio ambiente, além do uso consciente de defensivos agrícolas pelos familiares destes estudantes.

Em 2016, escolas de Brunópolis, Celso Ramos, Fraiburgo, Lebon Régis, São Cristóvão do Sul e Vargem participam do projeto. Nesta semana de 29 de agosto a 02 de setembro, os estudantes estão recebendo o Dia de Teatro, uma ação de promoção e reforço aos ensinamentos repassados em sala de aula por meio do Escola no Campo.

Desenvolvido pelo Grupo Teatral Piliquinha, a peça “Onde caiu meu pingo”, retrata a vida de dois pingos de chuva que vivem em dois rios próximos, porém, um destes rios é limpo e preservado. Já o outro rio é completamente tomado por lixo. Na história, após muita chuva, Chuvisco, o pingo que vive tranquilo em águas cristalinas é levado para o rio onde está o personagem Chuviscando. Lá, Chuviscando divide espaço com garrafas pet, sacos plásticos e todos os outros tipos de lixo que não foram destinados corretamente. Ao se encontrarem, os dois pingos iniciam uma discussão e juntos promovem uma interação com o público participante, além de reforçar cuidados necessários na preservação dos rios e de todo o meio ambiente.

Mas a peça teatral apresentada no Projeto Escola no Campo vai muito além de divertir as crianças. Com as informações repassadas pelos “pingos”, as crianças relembram os ensinamentos e trabalhos desenvolvidos em sala de aula e assim, reforçam com suas famílias, os cuidados necessários na aplicação de defensivos, por exemplo, além da necessidade de preservar nascentes de água e os rios que cortam propriedades e cidades.

De acordo com a Coordenadora do Projeto Escola no Campo na Coocam, Cristiane Moro, o Dia de Teatro é uma atividade complementar que busca orientar as crianças sobre a necessidade de proteger o meio ambiente. “As crianças identificam de forma lúdica o que acontece nos rios e assim, se sensibilizam e aprendem desde cedo a não jogar, por exemplo, uma sacola plástica na rua. O Dia de Teatro reforça os conceitos trabalhados no material do projeto”, afirma Cristiane.

Para a estudante Érica Alves Costa da Escola Municipal Padre Bruno, de Brunópolis, a peça teatral foi divertida. “Achei muito legal e trouxe um entendimento pra nós da escola sobre a importância de não jogar lixo nos rios. Aprendemos muita coisa com o projeto e tudo que acontece no projeto eu conto pra mãe”, lembrou Érica.

Já Amanda Vitória Gazzola, do Grupo Escolar Municipal Padre Alberto Leopoldo Bosing, de Vargem lembra que não se pode poluir o meio ambiente. “Nós sobrevivemos do meio ambiente e gostei muito da apresentação e aprendemos que não se pode cortar as matas e nunca jogar lixos nos rios”, comentou.

Fonte: Coocam® - Felipe Gotz - Assessor de Comunicação