Aguarde, carregando...

notícias

Coocam realiza encontros com municípios participantes do Escola no Campo

Coocam realiza encontros com municípios participantes do Escola no Campo

14-03-2017

Em sua 14ª edição, projeto da cooperativa, em parceria com a Syngenta deve atender mais de 400 crianças.

O Programa Escola no Campo, realizado pela Syngenta e Cooperativa Agropecuária Camponovense – Coocam chega em 2017, a sua 14ª edição. Ferramenta de transformação social e humana, o projeto que visa a educação ambiental já formou ao longo dos anos, quase 8 mil agentes ambientais.

Desenvolvido em toda a região de atuação da Coocam, o Programa Escola no Campo é realizado com apoio das secretarias de educação municipais, para o público de estudantes do 5º ano do ensino fundamental. São crianças com alto poder de convencimento que transmitem os assuntos abordados em sala de aula, como os cuidados na aplicação de defensivos agrícolas, uso de EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual), aos seus familiares.

O Escola no Campo tem como objetivo principal a formação de agentes ambientais, contribuindo no desenvolvimento sustentável das comunidades do campo por meio da qualidade na educação, integrando iniciativas de saúde, segurança alimentar, agricultura e outras. Além dos conceitos para possibilitar uma agricultura sustentável, o Programa possibilita o aumento da qualidade nas práticas agrícolas das regiões atendidas e o crescimento da autoestima dos jovens que vivem nas áreas rurais, a partir do momento em que tomam conhecimento da importância do agricultor na economia do país.

Para isso, o programa oferece conteúdo didático especifico e conta com a participação ativa dos professores, que são os responsáveis por inserirem os conteúdos educativos na grade curricular das séries atendidas.

Para que o projeto se desenvolva com eficiência, a Coocam e Syngenta realizam encontros nos municípios, a fim de repassar informações sobre o projeto. Durante a segunda-feira,13, a coordenadora do projeto, Cristiane Moro, acompanhada da Engenheira Agrônoma da Coocam, Kalinka Françoise da Silva, visitaram o município de Frei Rogério.

Na oportunidade, a equipe participou de reunião com representantes das Secretarias de Educação, Agricultura e direção do Centro de Educação Municipal Adolfo Soletti. De acordo com Cristiane Moro, desde 2013, Frei Rogério não participa do projeto e em 2017, duas unidades escolares do município estarão desenvolvendo o Escola no Campo.

“Estamos repassando informações sobre como funciona o projeto e suas particularidades, para que os profissionais de educação tirem suas dúvidas. Ficamos contentes por Frei Rogério voltar a desenvolver o Programa em suas escolas municipais, pois desde 2003, quando iniciou o Escola no Campo, vemos uma transformação social e ecológica nos municípios. Já formamos quase 8 mil agentes ambientais e neste ano, devemos contar com mais de 400 crianças”, informou Cristiane Moro.

Em 2016, o Escola no Campo formou aproximadamente 350 agentes ambientais de seis municípios da região de atuação da Coocam.

Fonte: Coocam® - Felipe Gotz - Assessor de Comunicação