Aguarde, carregando...

notícias

Coocam realiza Sipat 2015

Coocam realiza Sipat 2015

30-10-2015

De 26 a 30 de outubro os colaboradores da Cooperativa Agropecuária Camponovense - Coocam tiveram programações para discutir a segurança nas ações que executam. A Sipat – Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho da Coocam teve foco neste tema.

Com capacitações voltadas a cada um dos setores, a Semana tratou da necessidade dos colaboradores garantirem sua segurança nas atividades de trabalho que executam. E isso vai muito além de usar os equipamentos de segurança. “Focamos nossa semana no alerta de que cada colaborar é o agente principal para garantir a sua segurança nas ações que executa. Isso, porque não adianta, por exemplo, a empresa oferecer condições de segurança através de ações práticas, como fornecer os equipamentos de segurança como capacete, máscaras, capacitar para a direção defensiva, se os colaboradores não fazem dessas ações sua rotina.”, explicou o presidente da Coocam, João Carlos Di Domênico.

A programação da semana foi intensa. Contou com palestras, apresentação teatral, oficinas práticas e uma celebração feita pelo Padre Alcides Agonese como abertura.

De acordo com o técnico em segurança do trabalho, Carlos Gilberto Besen, a Cooperativa Agropecuária Camponovense tem contabilizado no momento, mais de 80 dias sem acidentes de trabalho com afastamento. “Não temos um alto índice de acidentes de trabalho na Cooperativa. Mesmo assim, queremos reduzir este número a zero. A principal causa de acidentes de trabalho ainda acabam acontecendo no trânsito, e por isso, estamos trabalhando também nesta temática.”, explicou.

Aproveitando a mudança de trajeto para acesso na Coocam, depois da implantação do trevo, a Cooperativa aproveitou a SIPAT para conscientizar os colaboradores da necessidade de manter a segurança no transito e assim, prevenir acidentes. Na Sipat, além das abordagens teóricas sobre o assunto, foi distribuído um folder demonstrando a forma correta de acesso a Cooperativa. “A segurança no trabalho começa a partir do momento em que o colaborador sai de sua casa para dirigir-se a Coocam iniciar seu turno de trabalho e deve existir até ele fazer o trajeto de retorno para sua casa. Precisamos que eles estejam conscientes de sua importância tanto para suas famílias, como aqui, na função que executam.”, lembrou Gilberto.