notícias
Coocam recebe visita de comitiva do MT
13-06-2019Um grupo formado por 40 alunos de cooperativas dos ramos: agropecuário, de crédito e educacional do Mato Grosso, coordenado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) do Estado do Mato Grosso, esteve em Santa Catarina nesta semana – entre os dias 10 e 12. A viagem faz parte do Programa de Especialização em Gestão de Cooperativas, no 16º módulo do Curso de Especialização – Gestão de Cooperativas – Turma XVII (Araputanga).
O objetivo com o módulo Vivências em Cooperativismo é aprofundar os estudos realizados em sala de aula, conhecer as experiências e os modelos de organizações cooperativas de outras regiões em modelos de governança; gestão da sucessão; modelos de negócios; estratégias de negócios (agregação de valor); modelo de integração (intercooperação); inovações tecnológicas; visita em parque industrial; como se constitui o processo de educação corporativa na cooperativa visitada; e os programas de sustentabilidade ambiental, enfim vivenciarem experiências cooperativistas diversas das realidades existentes.
As visitas começaram na segunda-feira (10), onde conheceram a sede da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc). Lá puderam saber mais sobre as particularidades do sistema cooperativo catarinense com apresentação das funções da Ocesc e dados estatísticos das cooperativas. Em seguida conheceram a Federação das Cooperativas Agropecuárias de Santa Catarina (Fecoagro), quando foram recepcionados pelo vice-presidente, João Carlos Di Domenico, pelo diretor executivo Ivan Ramos e pelo gerente de Comunicação e Marketing Mauro Schuh. Na Fecoagro receberam informações, tais como: as suas atribuições e sistema operacional, o convênio com o Governo do Estado e os principais números e resultados da união das cooperativas catarinenses.
Além da Ocesc e Fecoagro, a comitiva esteve visitando diversas cooperativas no estado. Uma das visitas aconteceu na terça-feira (11/06), na Cooperativa Agropecuária Camponovense (Coocam). Na oportunidade foram recepcionados pelo vice-presidente, Riscala Fadel Junior; pelo secretário, Emilio Almeida, gerentes e profissionais do departamento técnico da Coocam. O grupo conheceu o processo de gestão e como são produzidas as Sementes Coocam, conforme as normas do Ministério da Agricultura, Pecuárias e Abastecimento (Mapa), critérios técnicos e parcerias.
Um dos diferenciais das Sementes produzidas pela Coocam é o Sistema de Rastreabilidade, um formato onde o produtor pode conferir todos os caminhos da semente, desde testes em laboratório, tratamentos realizados e multiplicação no campo sementeiro. Os visitantes realizaram ainda, uma visita nos setores da cooperativa. Uma das filiais da Coocam está localizada em Ribeirão Cascalheira, no Mato Grosso.
Acompanhou o grupo, o coordenador do Curso de Especialização Gestão de Cooperativas da Faculdades Integradas de Taquaras, o professor Derli Schimidt e a diretora do Instituto do Cooperativismo do Sistema OCB/MT, Janete Carmen Dalabarba.
Fonte: Fecoagro, Ocesc e Coocam