notícias
Coocam reforça sustentabilidade no Programa Campo Limpo
27-08-2024A iniciativa promove o descarte correto de embalagens de defensivos agrícolas, contribuindo para a preservação ambiental e segurança no campo.
A Cooperativa Agropecuária Camponovense (Coocam) se prepara para realizar a edição 2024, do tradicional Programa Campo Limpo, com datas marcadas para o dia 29 de agosto em Barracão (RS), 6 de setembro em Curitibanos (SC) e 12 de setembro em Lebon Régis (SC). Este programa anual visa incentivar e facilitar o descarte adequado de embalagens vazias de defensivos agrícolas, promovendo a sustentabilidade no campo.
A iniciativa tem se mostrado fundamental para a preservação ambiental e segurança no manejo de produtos químicos, garantindo que toneladas de vasilhames sejam recolhidos e encaminhados para o destino correto. Em 2023, mais de oito mil quilos de embalagens foram recolhidos e enviados para a Central da Associação das Revendas de Agrotóxicos da região de Campos Novos (Ararcam), onde são tratadas de forma segura e adequada.
A engenheira agrônoma Kalinka Françoise, gerente administrativa e coordenadora do programa na Coocam, destaca a importância da ação: “O Programa Campo Limpo nos permite atuar como facilitadores de boas práticas no campo, reforçando nosso compromisso com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente.” Ela acrescenta que a cooperativa não apenas recebe as embalagens, mas também realiza toda a logística de transporte até a Unidade de Recebimento da Ararcam.
A engenheira agrônoma também ressalta a importância do uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) durante o manuseio e descarte das embalagens, como luvas, calçados apropriados, roupa protetora e máscara. "O cuidado com a segurança em todas as fases do processo é essencial para garantir a saúde dos produtores e a preservação do meio ambiente", afirma Kalinka.
A logística reversa de embalagens vazias de defensivos químicos é uma responsabilidade compartilhada entre todos os elos da cadeia produtiva, e a Coocam se posiciona como uma importante facilitadora nesse processo, reafirmando seu compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental. “Acreditamos que a colaboração entre produtores, cooperativas e centrais de recebimento é fundamental para alcançar resultados satisfatórios e garantir práticas agrícolas sustentáveis”, reforça Kalinka.
Além do recolhimento, o Programa Campo Limpo enfatiza a importância de realizar, nas propriedades rurais, a tríplice lavagem das embalagens vazias e a separação correta das tampas e vasilhames. Esse processo é essencial para garantir que os resíduos de defensivos agrícolas sejam totalmente eliminados, minimizando os riscos de contaminação ao meio ambiente e à saúde humana. A correta separação das tampas facilita o processo de reciclagem, garantindo que cada material seja tratado de forma adequada. A Coocam reforça que esses cuidados são passos fundamentais para assegurar a segurança no campo e a eficácia da logística reversa.