notícias
Coocam tem boas expectativas para a soja
20-01-2011Campos Novos - Depois das perdas do trigo devido a variações climáticas, os produtores rurais de Campos Novos estão mais otimistas quando o assunto é a soja. Com 100% das áreas já plantadas, os associados da Coocam estão tranqüilos com a cultura que não tem apresentado problemas e ainda está na fase de emergência ou até mesmo já em floração plena em algumas lavouras.
De acordo com o engenheiro agrônomo da Coocam, Cristiano Nascimento, as últimas lavouras foram plantadas no final de dezembro de 2010 e essa variação de época de plantio dos produtores deve fazer com que o produto comece a ser colhido no início de março e siga até pelo menos o final de maio. “A soja em Campos Novos, e com os produtores da Coocam, foi plantada desde 20 de outubro até o final do ano. Isso devido a abundância de chuva que atrasou a colheita do trigo em nossa cidade.”, explicou Cristiano.
Na safra 2009/2010 algo em torno de 40 mil hectares de soja foram plantados no município. Neste ano esse número subiu para 44 mil hectares, e segundo estimativas deve alcançar 145 mil toneladas de produção.
Porém, o que não se sabe ainda é se neste ano a produtividade da soja será tão boa quanto a do ano passado, que chegou em média a 60 sacas por hectare. “O ano passado apresentou uma produtividade muito boa da soja, já que na safra da soja a condição climática foi excelente.”, explicou Cristiano. Mesmo assim, os produtores esperam chegar em pelo menos 55 sacas por hectare, o que já representa uma boa marca para uma safra que tem perspectiva econômica melhor que a do ano passado. “A perspectiva econômica da safra da soja neste ano é melhor que no anterior. Isso porque plantar soja foi mais barato em 2010 e também porque mesmo nesta época o preço do produto já está favorável”, disse Cristiano.
De acordo com essa expectativa favorável do engenheiro agrônomo da Coocam, Cristiano Nascimento, ao final de maio a cidade pode esperar uma boa injeção de dinheiro, sendo que o setor agrícola ainda é um dos que mais movimenta a economia no município.
Coocam monitora a incidência de doenças com estação na propriedade de associado
Cumprindo com seu compromisso de prestar apoio técnico aos seus associados, a Coocam monitora a incidência de doenças da soja com estação de alerta da BASF instalada na propriedade rural de um de seus associados.
O trabalho está em reconhecer o melhor momento para a possível aplicação de fungicidas preventivos na soja, através do monitoramento das variáveis climáticas e com isso de um comparativo para ver se a temperatura e a umidade do ar estão propícias para o desenvolvimento de doenças. Através desses dados, traça-se um coeficiente de risco para instalação de ferrugem na plantação.
De acordo com o engenheiro agrônomo da Coocam, Cristiano do Nascimento, essa estação auxilia os técnicos principalmente na prevenção e detecção de possíveis doenças da soja. “ Estamos monitorando nossas plantações visto que a partir da floração, a soja fica mais propícia para a instalação da ferrugem asiática.”, explicou.
Com a finalidade de manter a plantação saudável, a recomendação técnica da Coocam está na aplicação de fungicidas preventivos, principalmente na fase de floração da cultivar.
Camila Bebber Gomes
Assessora Comunicação Coocam
comunicacao@coocam.com.br