Aguarde, carregando...

notícias

Cultura da Canola começa a ser difundida também entre os produtores da região de Curitibanos

Cultura da Canola começa a ser difundida também entre os produtores da região de Curitibanos

11-08-2015

Diante dos bons resultados alcançados com o cultivo na canola nos quatro anos consecutivos na região de Campos Novos, a Coooperativa Agropecuária Camponovense – Coocam tem expandido a sua atuação com a mesma e assim, oportunizado que produtores da região de Curitibanos também se insiram neste processo produtivo.

Assim, duas áreas foram implantadas nessa safra em caráter experimental, uma delas no município de Frei Rogério, na propriedade de Michell Gercino e a outra em Curitibanos nas áreas do produtor Rubens Raimundo da Silva.

Segundo o gerente da unidade da Coocam em Curitibanos, Alcebiades Socol a canola é uma opção para o cultivo de inverno, já que a região tem apresentado redução nas áreas de plantio de trigo. “Além disso, as características da região são propicias ao cultivo da canola, que necessita de clima temperado a frio e solos férteis para o desenvolvimento ideal. Como cultivo do alho, ponto forte da região, a os solos apresentam índices significativos de adubação.”, explicou Alcebiades.

O técnico agrícola da Coocam em Curitibanos, Paulo Graeff Junior que vem acompanhando o desenvolvimento da cultura no campo, ressalta que a cultura esta se desenvolvendo bem e é adaptável a região. “A Canola, é uma cultura diferente de se trabalhar quando comparada a outras culturas, principalmente neste primeiro ano, quando estamos conhecendo seu comportamento aqui na região de Curitibanos. No entanto, ela tem apresentado bom comportamento, já que foi semeada na época recomendada com a quantidade necessária de fertilizante e semente, além de ter ficado com boa distribuição e o clima ter sido favorável, pois teve boa precipitação durante seu desenvolvimento inicial.”, explicou Paulo que ressaltou ainda que por exigir pouco manejo, a canola necessita apenas de controle no que diz respeito a plantas daninhas, como o azevem e nabo, e a insetos como o pulgão e lagartas.

O produtor Michell Gercino, que apostou na canola também tem visto vantagens no plantio da mesma. “Além do fato da Coocam garantir a compra do produto, que é um ponto importante para nós produtores, ainda temos o benefício de receber, por parte da cooperativa assistência técnica especializada durante o desenvolvimento da lavoura. Estou contente com o resultado até o momento, vamos aguardar para avaliar a produtividade e principalmente rentabilidade da cultura.”, disse.

O comportamento que a canola está apresentando nas duas áreas experimentais está fazendo com que o Departamento Técnico da Coocam aposte na cultura como uma promissora fonte de renda para a região de Curitibanos. “Com isso, nós do Departamento Técnico nos colocamos a disposição dos produtores para maiores esclarecimentos sobre a cultura, e esperamos aumentar a áreas de implantação da canola na região já na próxima safra.”, ressaltou Cristiano de Almeida Goss, técnico agrícola da Coocam na unidade.