Aguarde, carregando...

notícias

Dada a largada dos Dias de Campo da Coocam

Dada a largada dos Dias de Campo da Coocam

07-02-2014

Campos Novos – Na próxima semana, mais especificamente no sábado, dia 15, iniciam os Dias de Campo de Verão da Cooperativa Agropecuária Camponovense - Coocam. A primeira edição acontece no campo demonstrativo da filial de Barracão, no Rio Grande de Sul, e a segunda no campo demonstrativo da unidade de Lebon Régis, no dia 08 de março.

Focado para a capacitação do produtor rural e ainda para a apresentação das novidades em produtos e tecnologia que estão no mercado, os eventos contarão com a parceria de oito empresas do setor de agronegócios, proporcionando ao produtor acesso fácil e atendimento personalizado para a obtenção de informações sobre os produtos expostos.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Coocam, Cristiano Nascimento os parceiros que demonstrarão seus produtos passam por uma seleção minuciosa, no sentido de apresentar ao produtor apenas aquilo que de fato vem apresentando bons resultados nos estudos e pesquisas e que melhor tem adaptação a região. “Contamos com um número pequeno de parceiros no sentido de trazer ao produtor segurança e tranquilidade na escolha dos produtos químicos, fertilizantes e principalmente sementes que ele escolhe para sua lavoura”, ressaltou.

Dessa forma as empresas de fertilizantes Fecoagro e Fertiplan trazem inovações no ramo. A Fecoagro dando enfoque a dois produtos principais: Cooper N, uma ureia nitrogenada, que faz uso de tecnologia encapsulada; e ainda demonstrando formulados com micronutrientes. Já a Fertiplan traz para amostra ao produtor a ação de fertilizantes líquidos e adubos foliares.

Nos químicos, as multinacionais Basf, Bayer e Syngenta trazem novidades para safra 2014/2015 com a demonstração da ação de novas moléculas de inseticidas e fungicidas.

Com foco na biotecnologia, a Agroeste e a Syngenta trarão para o evento híbridos de milho que apresentam mais tecnologia e eficácia no controle de lagartas.

Já na semente de soja, a Braxmax e a CCGL – Fundacep demonstrarão ao produtor rural novas cultivares utilizando a tecnologia Intacta, resistente as principais lagartas de difícil controle.

Segundo o Presidente da Coocam, João Carlos Di Domênico, para o evento de Barracão estão sendo esperados algo em torno de 200 produtores rurais, associados e clientes da Coocam, Já em Lebon Régis esse número deve chegar em 150 participantes. “Esperamos e convidamos todos nossos associados e clientes nas regiões de atuação das filiais de Barracão e Lebon Régis para que participem conosco dos Dias e Campo. Essa é uma excelente oportunidade de eles acompanharem in loco o comportamento e rendimento desses produtos que são inovação no mercado”, disse João.

Ainda em Lebon Régis deve acontecer, em conjunto com o Dia de Campo, uma ação de coleta das embalagens de agrotóxicos vazias. Antecipando a ação que acontece anualmente na Semana do Campo Limpo promovida pela Coocam em todas as unidades, no mês de Agosto, esta coleta acontecerá devido ao número elevado de embalagens que já estão disponíveis na região.

 

Tecnologia Intacta – mais segurança e produtividade para  a soja

Com a aprovação do uso da tecnologia nos países importadores, a Cooperativa Agropecuária Camponovense está no processamento de suas últimas avaliações do comportamento da soja com a tecnologia Intacta, por parte do Departamento Técnico, no sentido de disponibilizá-la aos produtores na próxima safra.

Com um controle das principais lagartas que atacam a cultura da soja - lagarta da soja, falsa medideira, lagarta da maçã e broca da axila, a tecnologia, disponibilizada pela Monsanto, ainda oferece uma supressão da helicoverpa e da elasmo.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Coocam, Cristiano do Nascimento além deste benefício, as pesquisas indicam ainda um aumento da produtividade da ordem de 8 a 10% com relação a soja sem o emprego da tecnologia. “Segundo dados da Monsanto, a Intacta proporciona um aumento da produtividade que ultrapassa os 6 sacos de hectare, chegando a 6,40 sacos, em relação a soja não Intacta, ou seja, é mais produtividade no mesmo espaço.”, explicou.

Outro benefício da tecnologia é a diminuição do uso de inseticidas no manejo da lavoura. “Vale lembrar que nesse aspecto se ressalta, além da diminuição de custo de implantação da lavoura, ainda o benefício ambiental, já que com a menor utilização de inseticidas o produtor reduz o risco de contaminação e intoxicação, melhora a qualidade de vida na produção e preserva os inimigos naturais benéficos ao soja”, afirmou Cristiano.

 

 

 

Camila Bebber Gomes

Assessora Comunicação Coocam

comunicacao@coocam.com.br

49 8804-5306