notícias
Departamento técnico da Coocam avalia nova tecnologia para o soja
16-02-2012Campos Novos – Na manhã de quinta-feira (10), o departamento técnico da Coocam participou de tour na Fazenda do Alegre, de propriedade de Nelson Arlindo Bess, em Campos Novos para avaliar nova tecnologia para a produção de soja.
A Intacta RR2 PRO, da Monsanto associa a segunda geração de soja RR, que possui tolerância a aplicação de glifossato com a proteção contra as principais lagartas – lagarta-da-soja, falsa-medideira, broca-das-axila - que atacam a soja, ou seja, tecnologia Bt.
De acordo com o engenheiro agrônomo da Coocam, Silvio Zanon, a tecnologia é boa, e agrega lucratividade ao produtor rural, pois faz com que o produtor diminua o custo com a aplicação de inseticidas. “Acreditamos que com menos danos dessas pragas, o soja expressará maior potencial produtivo.”, explicou.
Segundo Silvio, um dos produtores da Coocam, Riscala Fadel Junior também plantou um campo demonstrativo com essa tecnologia que apresentou potencial produtivo tão bom quanto à usualmente utilizada. “Depois da colheita vamos poder avaliar se a planta, sofrendo menos stress, devido ao não ataque da lagarta, apresentará maior produtividade”, disse Silvio.
A Intacta RR2 PRO já foi aprovada no Brasil e aguarda agora a aprovação pela União Européia e pela China para então as primeiras lavoras comerciais serem plantadas. “Vale lembrar que após a aprovação em nível mundial, essa tecnologia será disponibilizada para todos os obtentores de sementes de soja no Brasil, tais como Brasmax, Embrapa, Nidera, Fundacep, entre outras.”, disse o engenheiro agrônomo da Coocam, Cristiano Nascimento.
Camila Bebber Gomes
Assessora Comunicação Coocam
comunicacao@coocam.com.br
49 8804-5306