Aguarde, carregando...

notícias

Dia de Campo da Coocam supera expectativas

Dia de Campo da Coocam supera expectativas

18-03-2011

Barracão - Com mais de 200 produtores rurais presentes, a Coocam superou suas expectativas com a 4ª edição do Dia de Campo, que aconteceu no último sábado, dia 12, na filial de Barracão – RS.

O campo demonstrativo da unidade rio-grandense abriu suas portas para uma verdadeira aula de tecnologia no setor de agronegócios. Com a participação das empresas parcerias da Coocam, Syngenta, Fecoagro, Basf, Bayer, Agrichem, Fundacep, Braxmax e Embrapa, a Cooperativa levou aos presentes novidades e lançamentos do setor, com demonstração de resultados e explicações in loco.

Foram formados mais de 10 grupos de 20 a 25 homens do campo, que juntos puderam acompanhar as demonstrações e mais, ter suas dúvidas e questionamentos esclarecidos pelos engenheiros agrônomos da Coocam, Cristiano do Nascimento e Silvio Roberto Zanon, além dos responsáveis técnicos das empresas presentes.

Conforme o vice presidente da Coocam  e responsável pelo setor técnico da Cooperativa, Riscala Miguel Fadel Júnior, o Dia de Campo da Coocam foi formatado breve e enxuto com o objetivo único de transferir ao produtor rural as novas tecnologias que podem e devem ser utilizadas com o intuito de otimizar a produção. “Colocamos a disposição do produtor rural no Dia de Campo aquilo que de fato é utilizado pelo departamento técnico da matriz e filiais, por isso, demonstramos esses produtos com propriedade. Temos por meta educar o produtor rural com um evento como esse e não vender”, explicou Júnior que disse ainda que a Coocam pretende utilizar do modelo iniciado em Barracão já há quatro anos para realizar outros eventos desse mesmo porte nas demais filiais.

Já o gerente da unidade de Barracão, o técnico agrícola Gustavo Drum explicou que a presença em massa dos produtores convidados se dá porque através dos Dias de Campo eles têm uma visão do próximo plantio em termos de tecnologia e novos produtos. “O Dia de Campo além de aproximar o produtor da estrutura da Coocam, ainda dá a ele uma visão antecipada das opções de produtos que estarão no mercado para que ele possa melhorar sua produção.”, explicou Gustavo.

            “Ficamos honrados em promover um evento como esse com a participação em massa do produtor rural, lembrando que este é o papel da Cooperativa, de incentivar o desenvolvimento do setor”, disse o Presidente da Coocam, João Carlos Di Domênico, que lembrou ainda que o potencial produtivo de Barracão tem aumento muito, sendo que há 10 anos, quando a Coocam se instalava na cidade os produtores colhiam apenas 30 sacas de soja por hectare.

 

Não importa o tamanho da produção, a ordem do dia é otimizá-la

Do pequeno ou médio produtor rural, todos os presentes puderam acompanhar formas e manejos que podem fazer crescer o potencial produtivo de suas terras. Apresentação de cultivares, defensivos agrícolas, adubos e micronutrientes preencheram a manhã de sábado dos produtores participantes.

Lorimar Guidini é um produtor rural experiente. Há 40 anos no ram  e sendo o primeiro na prática do plantio direto na região de Barracão, ele ainda faz questão de participar de eventos como o Dia de Campo no intuito de aperfeiçoar suas técnicas e otimizar a produção de soja, milho e trigo nos mais de 300 hectares da família, em Barracão e São José do Ouro. “Temos que tirar o que há de melhor em cada empresa e aplicar na nossa lavoura”, explicou o produtor que disse ainda que se utiliza do acompanhamento técnico da cooperativa e que segundo ele, tem dado bons resultados. “2010 já foi um ano bom para a produção, porém neste ano esperamos colher mais de 70 sacos de soja por hectare.”, explicou.

Já o pequeno produtor rural Josemiro Cachim ficou muito interessado nas técnicas de analise de solo, pois só assim, acredita no aumento da produção rural. Produzindo soja a mais de 10 anos, ele acredita que a correção do solo deve ser proporcional a produtividade que se quer dele. “Participo dos Dia de Campo porque o portfólio de produtos agrícolas ano a ano aumenta muito, assim, temos contato com o que há de melhor”, finalizou.

            Outro interessado no aumento de produtividade é o produtor rural Flávio Machado Jacobi, que desde 1978 planta soja e trigo na região. Segundo ele o apoio do departamento técnico da Coocam é essencial para o bom rendimento da lavoura, que passa por monitoramento adequado e constante. “A diferença de produto é muito grande de uma lavoura que tem acompanhamento para uma que não tem, neste ano espero colher mais de 3 mil quilos de soja por hectare, sendo que esta foi a média em 2010”, disse Flávio.