Aguarde, carregando...

notícias

Escola no Campo: Capacitação dos Professores envolvidos acontece na próxima semana

Escola no Campo: Capacitação dos Professores envolvidos acontece na próxima semana

23-04-2014

Campos Novos – Já estão definidos os municípios e alunos que estarão envolvidos na 11ª edição do projeto Escola no Campo. Neste ano a parceria entre a Coocam e a Syngenta vai atender aproximadamente 400 crianças, de 5º ano das Escolas Municipais, das cidades de Celso Ramos, Fraiburgo, Ibiam, Lebon Régis, Vargem e Barracão no Rio Grande do Sul.

Na próxima quarta-feira, dia 30, acontece a capacitação voltada aos professores e diretores que fazem parte do projeto. Com 70 pessoas envolvidas – entre professores, diretores, secretários de educação - nas 14 escolas participantes, a equipe do projeto ganha reforço. Entre as empresas que fomentam a ideia – Coocam e Syngenta, a equipe que dá formato ao projeto é composta pela coordenadora do Projeto na Coocam, Cristiane Aparecida Moro e a assessora de comunicação da cooperativa, Camila Bebber Gomes, e ainda pelos Responsáveis Técnicos da Syngenta, Francielle Tonielo e Fernando Bertolo Oliveira, com o apoio da Gerente Regional da multinacional, Édina Marcon. Neste ano, o projeto ainda terá o apoio dos departamentos técnicos da Coocam, na matriz e filiais, que participarão no sentido de orientar as escolas e alunos com temas pertinentes a agricultura, meio ambiente e afins.

Em período integral, a capacitação que acontece anualmente, apresentará aos professores o regulamento do projeto, bem como discutirá ações voltadas ao melhor desempenho do mesmo para a promoção do planejamento estratégico e ações que serão desenvolvidas lá mesmo nas escolas e com a comunidade escolar. “Nossa intenção com a capacitação é despertar nos professores, que desenvolvem o projeto durante todo o ano letivo com os alunos, a necessidade de formá-los efetivamente um agente ambiental, ou seja, focado nas ações globais, na escola, em casa e nas comunidades onde vivem”, explicou a Coordenadora do projeto na Coocam, Cristiane Moro.

“Este é um momento de troca entre a equipe de coordenação do projeto e dos professores em geral. Ali serão discutidas boas ideias e boas iniciativas bem como as regras que nortearão a edição 2014. É o momento de pensar o projeto ao longo do ano.”, ressaltou a gerente regional da Syngenta, Édina Marcon que acompanha o projeto com a Coocam desde o seu início.

Ao longo dos 11 anos de desenvolvimento do projeto Escola no Campo na região, 6 mil crianças já foram formadas como agentes ambientais. Focado em estimular escolar rurais a desenvolver o espírito de preservação e conscientização ambiental o Escola no Campo já é tradicional entre os alunos e tem transposto os muros das escolas e revertido em boas ações com a comunidade. “Este projeto é de grande valia para a Coocam. Somos incentivadores do projeto por acreditarmos que a mudança se faz na base, com as crianças. Elas são capazes de promover mudanças em suas casas, com seus pais e familiares. E assim vem acontecendo.”, finalizou o presidente da Coocam, João Carlos Di Domênico.