notícias
Escolas participantes do Escola no Campo 2013 já estão sendo avaliadas
11-10-2013Campos Novos – Na semana passada a equipe de coordenação do projeto Escola no Campo, uma parceria entre a Cooperativa Agropecuária Camponovense – Coocam e a Syngenta, iniciaram as avaliações nas escolas que estão participando da 10ª edição do projeto Escola no Campo.
Assim, as escolas recebem a visita dos avaliadores para o acompanhamento dos trabalhos e listagem das ações desenvolvidas, e ainda para a aplicação do Vôo do Conhecimento, um teste feito com os alunos para a obtenção do título de agentes ambientais. No ano passado, a aluna Renata Flores de Passos, do Grupo Escolar Municipal Padre Alberto Leopoldo Bosing, do município de Vargem, foi destaque como aluna nota 10. Ela foi a única que obteve 10, ou seja, 100% de acerto no teste aplicado a todos os 400 alunos participantes da edição.
São pontuadas ações como a mudança do ambiente escolar, onde são observadas a limpeza e organização que os alunos promoveram na escola, a horta ou revitalização dos jardins escolar que é feita em conjunto entre alunos e professores, e principalmente as ações feitas com a comunidade, como campanhas de conscientização, limpezas de parques e ruas, coletas seletivas de lixo e ainda oficinas de reciclagem.
A avaliação das escolas é feita no sentido de verificar o andamento do Projeto Escola no Campo e qual o enfoque que a unidade escolar deu ao tema preservação ambiental. “Essa avaliação acontece no sentido de verificar quais as ações foram feitas, que projetos surgiram a partir do Escola no Campo e que beneficio este programa trouxe a escola participante, aos alunos envolvidos e a toda comunidade escolar”, lembrou a assessora de comunicação da Coocam que integra a equipe de execução do Projeto, Camila Bebber Gomes.
De acordo com coordenadora do Projeto da Coocam, Cristiane Aparecida Moro os trabalhos no ano de 2013 estão de altíssimo nível, sendo que as escolas têm se mostrado engajadas com a causa. “Os municípios de Vargem, Celso Ramos, Barracão e Fraiburgo já foram visitados e temos encontrados ótimos trabalhos sendo realizados pelas escolas em conjunto com os alunos. Muitos deles envolvendo até mesmo a comunidade local.”, explicou Cristiane, que lembrou ainda que o município de Lebon Régis deve receber a visita dos avaliadores ainda nesta semana.
Dentro de poucos dias todas as 13 escolas participantes devem ser visitadas e a avaliação concluída, sendo que no dia 31 de outubro, acontece o encerramento desta edição do projeto, que em 2013 completa 10 anos de atuação, com mais de 6 mil agentes ambientais formados em toda região de atuação da Coocam. A festa de encerramento se dá durante todo o dia, quando todos os alunos vêm para a cidade de Campos Novos para um momento de descontração e lazer.
Segundo a coordenadora do Projeto Escola no Campo da Syngenta, Édina Marcon, o encerramento se dá em dois momento, com a solenidade de formatura dos alunos na parte da manhã e a apresentação das escolas na parte da tarde.
10 anos de boas iniciativas em prol da sustentabilidade. Conheça os números do projeto:
São 10 anos de atuação junto às cidades de abrangência da Coocam
São 6 mil agentes ambientais formados nesses 10 anos
São 5 municípios envolvidos no Escola no Campo 2013
São 13 escolas participantes no ano de 2013