notícias
Especial Coocam – 20 anos
14-02-2013Em 21 de janeiro de 1993, com 48 associados foi criada a Coocam. De lá para cá o desenvolvimento fez parte da história desta, que uma das empresas que mais gera receita e renda em solos camponovenses.
Há duas décadas, nascia em solos camponovenses uma Cooperativa determinada a fomentar o crescimento do agronegócio e desenvolver a principal das atividades geradoras de renda da região meio oeste de Santa Catarina: a Agricultura.
Fruto do espírito empreendedor de 48 associados, na maioria produtores rurais, a Cooperativa Agroecuária Camponovense – Coocam, ganhou o nome de um filho das terras férteis de Campos Novos, por acreditar que nestes campos haveria o progresso e a fortificação da Coocam e de seus Associados, gerando produção com alta produtividade e qualidade, sendo destaque no estado de Santa Catarina e no Brasil.
Baseada nos pilares do Cooperativismo, cooperação e desenvolvimento mútuo, a história da Coocam não se resume ao crescimento de seus associados, que hoje já são mais de 180, mas sim de todos os envolvidos com o sistema. “Olhar para os 20 anos de atuação junto a esta Cooperativa faz lembrar o crescimento que tivemos enquanto associados, enquanto pessoas e principalmente, enquanto membros ativos no desenvolvimento técnico e econômico do agronegócio da nossa cidade, haja vista, que juntos somamos um montante significativo de produção de grãos”, lembrou o Presidente da Coocam, João Carlos Di Domênico.
Contando com uma unidade de recebimento e estocagem de grãos, produção de sementes e transporte, além da Fábrica de Ração instalada em Campos Novos, três filiais – nas cidades de Curitibanos, Lebon Régis e Barracão no Rio Grande do Sul, a Coocam ao longo dos 20 anos de atuação, traz uma sucessão de investimentos certeiros e que não param por ai, já que muito está sendo planejado para os próximos anos.
Com uma diretoria forte e atuante, a Coocam tem como Presidente João Carlos Di Domênico, que atua frente à Cooperativa com a ajuda de sócios comprometidos com o sucesso da empresa e ainda de um quadro funcional de mais de 250 colaboradores, nos setores financeiro, administrativo, técnico, de vendas, de recebimento de grãos, estocagem e transportes, que juntos escrevem a história da Coocam diariamente. “Se hoje buscamos a excelência no agronegócio, e estamos próximos disso, é porque contamos com pessoal qualificado e comprometido ao nosso lado, que juntos com a diretoria e os associados da Coocam se motivam em fazer crescer a Cooperativa, o setor produtivo desta cidade e ainda o desenvolvimento econômico da região”, explicou João Carlos.
Para 2013, umas séries de novos investimentos estão sendo programados, e um calendário repleto de comemorações marcam o ano de festividades da Coocam. A finalização da filial de Lebon Régis, uma ampliação na Fábrica de Ração em Campos Novos, um investimento no setor de Transportes, um incremento na produção de grãos, devem deixar marcas nos 20 anos de história desta Cooperativa. “Teremos um ano de muitos investimentos e de muito crescimento para a Coocam e isso irá de encontro com as nossas festividades em comemoração aos 20 anos de história que se iniciam no mês de março. Não iremos comemorar o dia do aniversário da Cooperativa, e sim o ano do aniversário dela, porque o fruto desses 20 anos merece um destaque grandioso”, finalizou o presidente.
Em solos férteis, uma economia geradora de renda.
Com um crescimento acima do previsto por seus associados, fruto do trabalho sério e comprometido, a Coocam, soma nos 20 anos de atuação um faturamento de algo em torno de R$ 180.000.000,00 ton ano.
Com bons números no que diz respeito a recebimento de grãos de soja, milho, trigo e feijão, já que no ano de 2012 foram mais de 150.000 toneladas, a Cooperativa Agropecuária Camponovense tem convivido com um aquecimento de recebimento de algo em torno de 10% ao ano.
De acordo com o vice-presidente da Coocam, Riscala Miguel Fadel Júnior e responsável pelo Departamento Técnico da Cooperativa, estes números refletem o empenho da Coocam em trazer para a agricultura inovação técnica aliada a conhecimento específico e a utilização de empresas de renome com alta qualidade produtiva como parceiras. “Se a cada ano, mesmo frente às intempéries climáticas conseguimos alcançar o crescimento é porque estamos atentos ao mercado e disponibilizamos aos nossos associados soluções eficientes, alçando mão da tecnologia em nossas produções”, explicou Júnior.
Outro aliado a esse crescimento por parte da Cooperativa é o espírito empreendedor da Cooperativa que focada na maior diversidade possível de produção de grãos, investe, se reinventa e traz novas práticas para o seu dia-a-dia.
No ano de 2012 a inovação se deu com o cultivo de canola, uma experiência que tem mostrado novos rumos e outras possibilidades aos produtores, mesmo não sendo um bom ano produtivo para esta cultura, que teve sua produção comprometida pelos períodos de estiagem e fortes chuvas. “Temos por base que a agricultura deve ser focada no maior número de negócios geradores de renda, desta forma, nem as intempéries climáticas ou o mal comportamento de uma determinada cultura poderão causar grandes prejuízos ao homem do campo”, explicou João Carlos.
Milho Waxy – uma exclusividade Coocam em Santa Catarina
Sendo a única Cooperativa produtora dessa especialidade de milho em Santa Catarina, o Waxy, a Coocam contribui de forma efetiva não apenas para o setor alimentício, mas também para o industrial.
O waxy também faz parte da história da Coocam, já que são mais de 20 anos de produção deste produto. O milho é produzido por um grupo de produtores da Coocam, haja vista que seu plantio e manejo são específicos e não pode haver contato com o milho comum.
A venda do produto é feita para uma multinacional, que mantém relações comerciais com a Cooperativa desde a sua fundação.
Não apenas números, mas ações em prol de um mundo melhor
Por acreditar que o desenvolvimento das pessoas está ligado as possibilidades que são dadas a elas, a Coocam investe não apenas em sua estrutura e mão de obra, e sim nos profissionais que fazem parte da empresa e na comunidade que a cerca.
Prova disso são os projetos sociais desenvolvidos pela Coocam, que tem como carro chefe o Escola no Campo – uma parceira entre Coocam e Syngenta, que através da conscientização ambiental já formou, em 9 anos de execução, mais de 6 mil agentes ambientais, entre alunos de 5º e 6º ano das cidades de atuação da Cooperativa.
O trabalho consiste em levar condições para que as escolas municipais desenvolvam, através de material especializado e de ações práticas, a conscientização das crianças, suas famílias e familiares quanto à necessidade da preservação ambiental, da necessidade da reciclagem do lixo, e ainda da manutenção de um espaço autossustentável. “Este projeto demonstra a forma de atuação da diretoria e de como a Coocam quer traçar sua história ao longo desses ano de atuação. Através dele, fomentamos a qualidade do meio ambiente dessas crianças, das escolas e das comunidades que a cercam. Com o Projeto Escola conseguimos fazer um pouco do que é responsabilidade das políticas públicas e dever de cada cidadão, que é a promoção de um mundo melhor, mais igualitário e com maiores possibilidades”, explicou João Carlos.
O Escola no Campo começou pequeno dentro da Coocam, foi ganhando espaço e hoje já é destaque entre as edições do Projeto em todo país por suas ideias inovadoras e pelo quanto promove no ambiente em que as crianças vivem. São mais de 500 alunos atendidos anualmente, em mais de sete cidades onde o projeto é feito, em nove anos de atuação.