notícias
Grupo da Coocam visita unidades da Bayer na Europa
12-08-2015De 01 a 09 de agosto um grupo composto por diretores e associados da Cooperativa Agropecuária Camponovense - Coocam visitou unidades da Bayer de Paris, Lyon e Frankfurt, na Europa. O roteiro ainda incluiu a cidade de Praga.
De acordo com o vice presidente da Coocam, e coordenador do departamento técnico da cooperativa que integrou o grupo, Riscala Miguel Fadel Junior, o objetivo principal da visita é levar até a empresa as necessidades e realidades brasileiras no que diz respeito a agricultura e fazer através desse contato um intercambio de ideias. “E isso foi feito de forma muito produtiva, já que abordamos fatores como clima, pragas e variedades que têm influenciado diretamente na produtividade e comportamento das culturas no Brasil e na região. Percebe-se ainda, que a Bayer está atenta a realidade do Brasil, sendo que demonstrou estar inteirada dos acontecimentos que dizem respeito ao mercado agrícola no nosso pais.”, ressaltou.
Para o diretor administrativo da cooperativa, Valter Zanchett, que também fez parte do grupo, é importante perceber que hoje a Bayer disponibiliza no Brasil e especificamente na Coocam, em Campos Novos tecnologia de ponta no que diz respeito ao tratamento industrial de sementes. “A planta que visitamos em Paris, que diz respeito a recobrimento de sementes é exatamente igual o tecnologia oferecida aos associados e clientes aqui na Coocam, em Campos Novos. Isso demonstra que hoje, oferecemos tecnologia de ponta e o que há de mais moderno, inclusive utilizado nos países da Europa.”, explicou.
O grupo visitou, além de uma unidade de recobertura de sementes, plantas de herbicidas e fungicidas. Segundo o associado da Coocam, João Alexandre Di Domênico, que acompanhou a equipe, todo o processo, desde a descoberta de moléculas até os testes finais dos produtos que vão para o mercado, foi conferido. “Pudemos vivenciar o processo de desenvolvimento de produtos que dura, em média, de 10 a 12 anos. Tivemos contato com pesquisadores e um bate papo com eles, inclusive o criador do produto Soberan, que hoje já é utilizado pelos produtores da região para cultura de milho.”, disse.
O engenheiro agrônomo da Bayer, André Di Domenico, que atende a cooperativa e estava no grupo de viagem, lembrou que a visita reforça a parceria selada entre a Bayer e a Coocam e oportuniza que a equipe da Cooperativa esteja em contato direto com a multinacional que é inovadora no lançamento de produtos. “São investidos, em média, 200 milhões de dólares pela Bayer para o lançamento de um único produto, e são várias moléculas pesquisadas ao longo dos anos. Com a visita a equipe da Coocam conseguiu acompanhar todo o processo produtivo e ainda verificar a responsabilidade com a qual a Bayer trata seus parceiros e clientes.”, finalizou.
Integraram ainda o grupo de viagem os associados da Coocam, Alexandre Di Domênico, Oilson Wagner, João Debastiane, João Emilio Almeida, Jacson Rech e o responsável da Bayer na região, Jean Scalon.