notícias
Grupo Sementes encanta alunos participantes do Escola no Campo
03-09-2013Campos Novos – O espetáculo teatral “Eu posso mudar o mundo” ainda nem acabou de ser apresentado nos municípios participantes do Projeto Escola no Campo em 2013 e já encantaram a criançada. Quatro municípios, Lebon Régis, Fraiburgo, Vargem e Barracão – RS, já foram visitados pelo espetáculo itinerante, juntamente com a equipe da Cooperativa Agropecuária Camponovense - Coocam e da Syngenta responsáveis pelo projeto.
Numa história em que o personagem principal é a “População”, os alunos do 5º ano se envolvem e reconhecem as atitudes corriqueiras que degradam o meio ambiente. Envolvente e permitindo a participação das crianças, a peça do grupo Sementes, de Lages, é sucesso entre os alunos, seu professores e direção das escolas. Na terça-feira, dia 10, a última apresentação acontece em Celso Ramos.
Neste ano, o Projeto Escola no Campo, uma parceria entre Coocam e Syngenta, comemora 10 anos de atuação frente aos municípios de abrangência da Coocam. Nestes 10 anos, mais de 6,5 mil crianças foram formadas como agentes ambientais, promotores da educação ambiental nas escolas, nas comunidades em que vivem e assim, nos municípios que residem.
Focado em promover a disseminação do conhecimento e a consciência de responsabilidade ambiental de cada um, o Projeto desenvolve um ciclo de atividades que envolvem o estudo da apostila estruturada especialmente para o projeto, mas também ações extraclasse junto a comunidade, modificações de comportamento nas escolas, além de projetos inovadores que ao longo dos anos se iniciam nos municípios. Dentre essas atividades está este momento lúdico, de promoção da cultura, onde a equipe do projeto leva, além de conhecimento, lazer aos participantes.
De acordo com a coordenadora do Escola no Campo da Coocam, Cristiane Aparecida Moro, a intenção desta ação é envolver os alunos de uma forma diferente, demonstrando a eles, através de uma peça teatral, como é fácil fazer a sua parte e como a mudança de atitude diária é realmente capaz de mudar o mundo. “A peça teatral foi muito bem aceita pelos alunos participantes do projeto. Muitos deles teve o primeiro contato com o teatro nesta ocasião. No ano passado fazíamos sessão de cinema nas escolas, porém a interatividade que o teatro permite nos pareceu mais eficaz na produção do conhecimento e na mudança de atitudes, que é o que buscamos”, explicou Cristiane.
Escolas têm feito à diferença
Em 2013, aproximadamente 300 crianças estão participando do Escola no Campo e o projeto está a todo vapor. Todas as ações das escolas participantes estão sendo acompanhadas pelo blog do projeto www.projetoescolanocampo.blogspot.com.br.
Ações internas das escolas e com a comunidade também tem ganhado destaque nesta edição. A cidade de Barracão, por exemplo, promoveu uma Mostra Fotográfica no município com o tema Meio Ambiente. Através da iniciativa foram fotografados paisagens do local onde as crianças vivem, e com isso retratado as belezas naturais.
Fraiburgo também promoveu uma ação importante. Os alunos do 5º ano estão realizando uma campanha de coleta de óleo de cozinha. Já foram arrecadados mais de 20 litros que serão encaminhados para reciclagem e assim, para a produção de sabão.
Camila Bebber Gomes
Assessora Comunicação Coocam
comunicacao@coocam.com.br
49 8804-5306