notícias
Inicia nesta semana o plantio do soja entre os produtores da Coocam
24-10-2012Campos Novos – Nesta semana, os campos da região de Campos Novos começam a ganhar novas cores com nova cultura. É chegada a vez do plantio de soja, a cultura que a cada ano ganha mais espaço e cresce em hectares plantados na cidade e região.
Para isso, o departamento técnico da Coocam tem passado orientações aos produtores no sentido de otimizar a produção deste ano, que tem gerado boas expectativas quanto ao valor de venda, que devido ao cenário mundial, se apresenta propício e até mais alto que os praticados nos últimos anos.
Conforme o engenheiro agrônomo da Coocam, Cristiano Nascimento, com a finalidade de manter o stand desejado, o Departamento Técnico tem dado três orientações básicas. A primeira delas é com relação ao tratamento de sementes, a segunda relativa a população, e a terceira sobre a época de plantio. “A Coocam está com um tratamento padrão, com fungicida e inseticida, e um produto para enraizamento e nutrientes para planta. A importância do tratamento está em fazer com que ele proteja a semente, desde o plantio até os primeiros estágios de desenvolvimento, e ainda deixar que a semente expresse toda qualidade fisiológica e genética.”, explicou.
Quanto a população e época de plantio, a dica é respeitar o que os Centros de Pesquisa das obtentoras de genética orientam, ou seja, é ir de encontro com os estudos feitos pelas empresas, no sentido de otimizar a produção fazendo plantio no momento mais adequado e respeitando a quantidade de sementes indicada. “Vale lembrar, que cada cultivar tem essas duas características específicas, e cabe ao Departamento Técnico indicar isso ao produtor rural”, finalizou.
O plantio da soja segue até início de dezembro na região, e a expectativa entre os produtores da Coocam é de lavouras com alta produtividade, atingido tetos elevados de produção, na ordem de 80 sacos por hectare, com uma média geral de aproximadamente 60 sacos.
Em Campos Novos o plantio de soja em 2012 será 12% maior do que em 2011. Isso porque de 44,5 mil hectares, plantados em 2011, a estimativa é de se plantar 49 mil neste ano. Seguindo esta mesma tendência, os produtores rurais da Coocam devem aumentar a projeção, com relação ao ano passado, em 15%.
Camila Bebber Gomes
Assessora Comunicação Coocam
comunicacao@coocam.com.br
49 8804-5306