notícias
Inicia o plantio de milho na Coocam
17-09-2013Campos Novos – Tão logo a chuva de uma trégua e as condições climáticas estejam próprias para o plantio, inicia, ainda nesta semana, o plantio de milho dos produtores associados da Cooperativa Agropecuária Camponovense – Coocam.
Mesmo com uma redução de área de plantio da ordem de 20% com relação ao ano passado, seguindo a mesma tendência do município, que registrou o mesmo índice de queda, os produtores esperam uma boa safra. Dados da Faesc – Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina demonstram que as alterações climáticas que estão previstas para este mês são as maiores responsáveis pela redução de área plantada no Estado, que para a cultura de milho varia de 7% a 22%, dependendo da região.
Segundo o engenheiro agrônomo da Coocam, Cristiano Nascimento a redução entre os associados da Coocam se deu devido ao custo elevado de implantação da lavoura e ao risco elevado que o milho tem devido às intempéries climáticas. “Mesmo esta não sendo a indicação do departamento técnico, que incentiva sempre a rotação de culturas, os produtores não estão errados de fazer essa opção. Muitos acabaram por optar pelo plantio de menos milho para plantar mais soja, que possui menos riscos e deve ter seu plantio iniciado em 25 de outubro”, explicou Cristiano, que ressaltou ainda, que a opção pela não rotação de culturas pode, há longo prazo, ocasionar doenças de solo e o empobrecimento do mesmo de algum nutriente específico.
.
Camila Bebber Gomes
Assessora Comunicação Coocam
comunicacao@coocam.com.br
49 8804-5306