Aguarde, carregando...

notícias

Inicia o Projeto Escola no Campo de 2011

Inicia o Projeto Escola no Campo de 2011

11-05-2011

 Professores que vão trabalhar junto aos alunos passaram por tarde de capacitação na Coocam


 Campos Novos – Os trabalhos do Projeto Escola no Campo 2011 tiveram início na última sexta-feira, dia 06, junto aos Professores e Diretores das Escolas que neste ano participam da iniciativa. São mais de 40 profissionais trabalhando no Projeto que só em 2011 deve contemplar algo em torno de 20 escolas e mais de 350 alunos. 


Através da Syngenta, a Coocam  - Cooperativa Agropecuária Camponovense recebeu os Professores e Diretores das cidades de Lebon Régis, Frei Rogério, Vargem, Ibiam e Celso Ramos para uma capacitação com a profissional do Instituto Abrinq, Flávia Ribeiro de Assis.


Durante toda a tarde as professoras receberam orientação de como desenvolver o projeto nas escolas, através de planos de ações que sugerem atividades e recreações para serem incluídas nos conteúdos ministrados aos alunos. O objetivo de tudo isso é envolver da melhor forma os professores e alunos participantes para que o Projeto Escola no Campo alcance de fato o seu objetivo que é de formar cidadãos mais conscientes de seus direitos e deveres frente ao Meio Ambiente.


De acordo com o Presidente da Coocam, João Carlos Di Domênico, é muito importante para a Coocam participar de iniciativas como esta, visto que a Cooperativa acredita que só formando cidadãos comprometidos com suas obrigações poderá garantir a qualidade de vida das próximas gerações. “Estamos contentes de em mais um ano dar seguimento aos trabalhos do Projetos Escola no Campo, uma parceria entre Coocam e Syngenta que já contemplou mais de 5000 alunos na nossa região de atuação”, explicou o Presidente da Cooperativa.


Deste mês até Outubro de 2011, quando a cerimônia de encerramento do Projeto acontece, são meses de trabalho árduo junto as Escolas, disseminando medidas ecologicamente corretas e de auto-sustentabilidade. Essas ações envolvem programações especificas junto as Escolas, a aplicação de uma cartilha com diversos temas ambientais e ainda o estimulo das crianças através de ações praticas para que se envolvam com as questões do meio ambiente.


           
Conheça o projeto


 O Projeto Escola no Campo é uma iniciativa da Syngenta, uma empresa de agronegócio líder mundial, comprometida com o desenvolvimento da agricultura sustentável através de pesquisa e tecnologias inovadoras.


Iniciou seus trabalhos no Estado de São Paulo em 1991, na região do Vale da Ribeira, pela preocupação com o excesso das intoxicações da região, principalmente de crianças e adolescentes. Devido ao sucesso do Projeto, a Syngenta procurou atender outras regiões e então desde seu início já educou mais de 400 mil crianças em todo o Brasil.


Em Campos Novos e região desde a primeira edição do Projeto  Escola no Campo ele é executado em parceria com a Coocam – Cooperativa Agropecuária Camponovense, uma das maiores Cooperativas da região e de Santa Catarina, com atividades focadas na produção, recebimento e comercialização de grãos, bem como na venda de insumos agrícolas e na produção de ração.


 Por acreditar que o setor de agronegócios pode se desenvolver sem causar tantos danos ao meio ambiente, a Coocam abraçou com a Syngenta o Projeto Escola no Campo, que através da conscientização de alunos da necessidade de preservação ambiental forma agentes ambientais que disseminam o conhecimento adquirido em suas comunidades.


 Em sua primeira edição em 2004, o Projeto Escola no Campo atendeu mais de 360 alunos, em 2005 foram 495 alunos, em 2006 outros 574 alunos, em 2007 passaram pelo projeto 850 alunos, em 2008 capacitou 790 alunos, em 2009 foram 740 alunos, e em 2010 mais de 500 crianças foram envolvidas nas ações do Projeto,  totalizando algo em torno de 4300 crianças formadas nestes anos de trabalho.


 Camila Bebber Gomes
Assessora Comunicação Coocam
comunicacao@coocam.com.br