Aguarde, carregando...

notícias

Início da colheita do trigo indica perdas aos produtores da Coocam

Início da colheita do trigo indica perdas aos produtores da Coocam

13-11-2012

Campos Novos – Mal a colheita do trigo começou e as análises feitas previamente pelo departamento técnico da cooperativa se confirmam. Isso porque, a colheita que iniciou nesta semana entre os produtores da Coocam indicam que os resultados de produtividade estão dentro do esperado, ou seja, abaixo de 50%.

Boa notícia apenas no quesito qualidade do grão, que tem se mostrado melhor do que se esperava segundo o Engenheiro Agrônomo da Coocam, Cristiano Nascimento. Isso demonstra que as intempéries climáticas, apesar de influenciar diretamente na produtividade, poupou a qualidade do trigo que deve ser colhido até o final deste mês. Com isso, o enquadramento do trigo colhido, nos rígidos padrões de qualidade ficou mais acessível.

As perdas foram tão grandes, que dados do departamento técnico da Coocam são assustadores. “Um produtor da Cooperativa, que plantou 200 hectares de trigo, e esperava colher 60 sacos por hectare, colheu apenas 500 sacos, ou seja, uma média de 2,5 sacos por hectare, indicando uma perda de mais de 95% da produção.”, explicou Cristiano.

As análises dos peritos da seguradora também têm indicado perdas da ordem de 50% a 100% da produção entre os produtores da Coocam. O que indica que a lucratividade dos produtores rurais ficou comprometida, chegando a acumular perdas financeiras com o feitio da lavoura de trigo.

 

 

 

 

 

 

 

 

Camila Bebber Gomes

Assessora Comunicação Coocam

comunicacao@coocam.com.br

49 8804-5306