notícias
Mesmo com quebra na safra de inverno, Coocam comemora os resultados de 2015
23-12-2015Apesar dos eventos climáticos terem resultado numa quebra de algo em torno de 40% da safra de inverno, a Cooperativa Agropecuária Camponovense – Coocam, comemora os resultados do ano agronômico de 2015.
Mesmo com o trigo, cevada, canola e aveia ao terem rendido o esperado, os produtores rurais devem ser recompensados pela safra de verão, que segundo o Presidente da Coocam, João Carlos Di Domenico, deve ser uma grande safra. “Tivemos dificuldades na quebra ocasionada na safra de inverno devido aos acontecimentos climáticos. No entanto, apesar da vasta chuva, a safra de verão deve ser uma grande safra, trazendo rentabilidade para todos.”, disse.
O constante aumento de produtividade, ocasionado por altos investimentos, valorização do produto e a aplicação de tratamentos preventivos também tem sido motivo dos bons resultados da Cooperativa. Buscando sempre inovação e parcerias exitosas para aplicação no campo, a cooperativa tem alcançado tetos produtivos satisfatórios entre os produtores. “Na safra de inverno, se não fossem as ocorrências climáticas, poderíamos ter chegado a uma colheita de 75 sacas por hectare. Na de verão, trabalhamos com a média de 65 sacas por hectare de soja e 175 sacas de milho.”, explicou o engenheiro agrônomo da Coocam, Helan Paulo Paganini que acompanha o trabalho diariamente no campo junto aos produtores.
Além do resultado em produção e no processo de recebimento e venda de cereais, a Coocam comemora também a expansão da Cooperativa para outros estados em 2015. Com a aquisição de uma filial do Mato Grosso, a Coocam expande sua atuação, dando suporte e condições de aumento de produtividade aos associados. “O ano de 2015 foi determinante e importante para a Coocam. Através do investimento de mais de R$ 30 milhões em outro Estado, a Coocam continua a dar suporte para seus associados, um grupo de produtores que investe na localidade. São novos potenciais de expansão, novos negócios e novas parcerias que se criam.”, ressaltou João Carlos.
A filial de Mato Grosso está localizada em Ribeirão Cascalheiras e tem capacidade para o recebimento de 1,1 mil toneladas de cereais, equivalente à capacidade atual da matriz, em Campos Novos.
Para o próximo ano a cooperativa tem, entre suas prioridades, a implantação do posto de combustíveis, em frente à matriz, as margens da BR-470, em Campos Novos. “Estamos sempre na busca de novos negócios e da agregação de atividades junto a Coocam. Este será nosso próximo investimento, mais uma ramificação de nossa atividade.”, enfatizou João Carlos.