notícias
Michuim 2012 reúne amigos e parceiros da Coocam, neste sábado
20-11-2012Campos Novos – Com os mais de 1700 convites distribuídos entre os homens parceiros e amigos da Cooperativa Agropecuária Camponovense - Coocam, a bebida gelando e o tradicional Michuim aguardando pelo abate, a Coocam dá por organizada a edição 2012 do tradicional evento promovido pela Cooperativa.
O Michuim acontece no próximo sábado, dia 24, a partir das 11h, na Fazenda São João em Campos Novos. O capão da Fazenda já está sendo preparado para receber os convidados da festa, além dos mais de 200 profissionais envolvidos, entre assadores, passadores de carne e organizadores, todos voluntários, que já estão chegando para preparar o Michuim com todo ritual e pompa que o confere.
A festa, já tradicional na região e em todo o Estado de Santa Catarina entre os envolvidos no cooperativismo e as autoridades, nada mais é do que uma confraternização de final de ano que a Cooperativa promove já há 19 anos, com o intuito de reunir os parceiros que estiveram ligados a Cocam para comemorar o ano agronômico que acaba e planejar o que esta por vir.
O cardápio que encanta os presentes pela sua propriedade e identidade com a festa traz o famoso Michuim, uma espécie de carneiro recheado, que tem sua especificidade desde o momento do abate até o preparo. Adaptado para as condições locais, o prato de origem marroquina, que foi aperfeiçoado pelos franceses, traz uma combinação especial de temperos, ervas finas e conhaque, regados a muita margarina e mais de 8 horas de fogo, que envolvem mais de 60 sacos de carvão.
Segundo o presidente da Coocam, João Carlos Di Domenico, o Michuim agrada aos convidados por sua simplicidade , já que num capão de mato, de forma campeira, os frequentadores do evento são recebidos com muito chopp gelado e boa carne. “Além do Michuim, nosso evento tem muita carne de qualidade, um costelão preparado de forma especial e muita roda de bate papo entre os amigos. O evento tem exatamente este objetivo, que é reunir as pessoas de contato de Coocam, para que boas conversas e um momento de descontração e entrosamento aconteça”, explicou.
Vale lembrar, que o Michuim é uma festa exclusivamente de homens e para convidados da Cooperativa, por isso é necessária apresentação de convite na entrada, que é pessoal e intransferível. Conforme João Carlos a opção por reunir apenas homens se dá pela escolha de preservar o evento como uma festa campeira junto a natureza. “Essa é uma festa bem camponovense, do alto da serra, junto da natureza.”, enfatizou.
A Coocam conta como o Michuim é preparado
Segundo o presidente da Coocam, João Carlos Di Domenico, seguindo os passos da tradição Marroquina, os assadores do Michuim escolhem os melhores animais, que devem ser machos, já que as fêmeas dilatam a carcaça na prenhez, e por isso, não mantem a mesma qualidade da sua carne. “Antes de ser abatido, já começa o preparo do Michuim. O carneiro escolhido fica dois dias em confinamento e tomando pouca água. Sem contar que o animal não pode ficar estressado senão solta um óleo chamado lanolina em toda carne que faz cair sua qualidade.”, explica.
Geralmente os animais pesam entre 50 a 60kg , e são preparados com uma mistura de temperos com ervas finas e muito conhaque. Para o assado são necessários 60 sacos de carvão e quase 8 horas no fogo, regado a margarina para que a carne não desmanche. “Depois de pronto o Michuim é servido entre os convidados com chopp gelado e muita alegria. E não conheço ninguém que não aprecie”, finalizou João Carlos.
Camila Bebber Gomes
Assessora Comunicação Coocam
comunicacao@coocam.com.br
49 8804-5306