notícias
Movimento Campo Limpo Coocam 2023
18-09-2023O evento de conscientização aconteceu nas filias da cooperativa, entre os meses de agosto e setembro e além do recolhimento, a equipe orientou os produtores rurais sobre a importância do descarte correto.
Incentivar as boas práticas quanto ao descarte correto de embalagens vazias de defensivos agrícolas, além de orientar os produtores quanto o caminho “de volta”, são alguns dos serviços realizados pela Cooperativa Agropecuária Camponovense (Coocam), quando realiza o Movimento Campo Limpo.
O evento técnico e de conscientização deste ano de 2023, ocorreram nas filiais de Lebon Régis (25/08), Curitibanos (04/09) e Barracão (13/09). Foram mais de oito mil quilos (8t) de vasilhames recolhidos e destinados corretamente. As embalagens são entregues na Central da Associação das Revendas de Agrotóxicos da Região de Campos Novos (Ararcam).
“A logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos é um dever de todos os produtores, porém, a Coocam é facilitadora e colabora com o recolhimento das embalagens de agrotóxicos e na conscientização dos produtores, porque acredita que a responsabilidade compartilhada entre os elos da cadeia produtiva é a melhor maneira de obter resultados satisfatórios, além de ser um dos princípios da cooperativa”, comenta Kalinka Françoise, engenheira agrônoma e gerente do setor administrativo da Coocam. A coordenadora do projeto lembra ainda sobre a importância de todas as embalagens passarem pelo processo de tríplice lavagem antes da entrega.
Segundo dados do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV) o Sistema Campo Limpo, tornou-se líder e referência mundial ao encaminhar para reciclagem ou incineração 94% das embalagens primárias comercializadas no país. Somando todas as embalagens primárias e secundárias (plásticos, metal, papelão e tampas), 80% das embalagens de defensivos comercializados anualmente no Brasil retornam ao Sistema e têm a destinação ambientalmente correta assegurada.