Aguarde, carregando...

notícias

Movimento intenso de caminhões demonstra a expectativa de recebimento de grãos da Coocam

Movimento intenso de caminhões demonstra a expectativa de recebimento de grãos da Coocam

15-04-2011

Campos Novos – O vai e vem de caminhões não para nas balanças da matriz e das filiais da Coocam – Cooperativa Agropecuária Camponovense. Chegando e saindo são mais de 160 veículos por dia na matriz, que chegam carregados de grãos e juntos somam algo em média de 2 mil  toneladas de soja, milho e feijão recebidos ao dia.

E esse ritmo intenso deve continuar pelo menos até o final do mês de abril, quando a Cooperativa espera já ter recebido 80% da produção de soja de seus cooperados. A partir de então a expectativa é intensificar o recebimento de milho, que em 2010 somou 80 mil toneladas de grãos recebidos.

De acordo com o gerente pelo setor comercial de grãos, Ricardo Bresola esse número é animador, sendo que para a safra de 2011 espera-se receber pelo menos 20% a mais que a safra passada, que chegou a marca de 54 mil toneladas de soja. Esse aumento, segundo Bresola deve acontecer devido ao aumento de área plantada na safra deste ano e também ao alcance de maior produtividade por parte dos produtores. “A expectativa é muito boa, e até agora o tempo tem colaborado para que os produtores possam colher seu produto e mandá-lo para Cooperativa com segurança.”, explicou.

O mercado também tem colaborado com os produtores, sendo que tanto a saca de milho quanto a soja estão com valores mais elevados que no ano passado. “O milho neste momento apresenta uma alta relevante de preço. Já a soja esteve melhor há duas semanas, porém tem se mantido mais estável e com patamares de valores mais elevados que no ano passado.”, explicou Ricardo.

Já o departamento técnico da Coocam, tem apostado numa semente de soja de qualidade para 2011, devido ao bom potencial produtivo. Conforme o engenheiro agrônomo Cristiano do Nascimento os produtores já colheram em média 50% de suas produções, o que indicou algo em torno de 60 sacas por hectare plantado.

Na região

As cidades de Lebon Régis, Curitibanos e Barracão – RS, onde estão as filiais da Coocam também têm boas expectativas para a safra 2011. Dessas a filial de Barracão é a que apresenta maior produtividade por hectare, somando num total de 70 sacas em algumas produções.

De acordo com o técnico agrícola responsável pela unidade, Gustavo Drum, o recebimento da filial se prejudica pela falta de caminhões para transporte da produção. Mesmo assim, a filial tem recebido em média 15 mil sacas de soja ao dia e já abriga em seus armazéns 80% da meta deste ano, que são 230 mil sacas.

Já Curitibanos aponta o recebimento de algo em torno de 12 mil sacas de soja ao dia juntamente com 3 mil sacas de milho. O milho, no entanto, está com apenas 25% da área total colhida, o que deve dar uma boa intensificada no recebimento dentro dos próximos dias. Já a soja, conforme o gerente da unidade, Josué Baldissera, tem 50% de sua área colhida, e assim como Campos Novos aponta produtividade em média de 60 sacas por hectare.

Camila Bebber Gomes
Assessora Comunicação Coocam
comunicacao@coocam.com.br