notícias
Novamente João Carlos Di Domenico será painelista do Fórum Mais Milho
26-02-2019Evento do Canal Rural será nesta terça-feira, em Campos Novos.
O presidente da Cooperativa Agropecuária Camponovense (Coocam), também vice-presidente da Fecoagro/SC, João Carlos Di Domenico, será painelista do Fórum Mais Milho, mais um ano. O evento realizado pelo Canal Rural em parceria com a Fecoagro/SC, Ocesc, Faesc e Secretaria de Agricultura de Santa Catarina, tem enfocado o abastecimento de milho para as agroindústrias e criadores de suínos, aves e leite.
Diversas propostas já foram tratadas nesses eventos, buscando o aumento da produtividade da área do cereal em Santa Catarina, com relativos avanços em volumes de oferta, variando de acordo com o comportamento climatológico.
O segundo evento da terceira edição do Fórum Mais Milho 2018/2019 acontecerá nesta terça-feira (26) em Campos Novos, a partir das 13h30 - logo após a abertura oficial do Dia de Campo Copercampos. Estarão participando diretamente dos debates, lideranças do agronegócio, produtores rurais e especialistas do setor. A Programação do Fórum conta com dois painéis: Cereais de Inverno para Ração Animal e Maior Produtividade e Logística Eficiente. Cada painel contará com uma palestra e vários debatedores tratando do tema.
O presidente da Coocam será um dos debatedores do Painel 1 e falará sobre cereais de inverno para ração animal. O moderador será Airton Spies, engenheiro agrônomo e ex-secretário Agricultura de Santa Catarina. Todo o evento será trasmitido pelo Canal Rural e pela TV Coop.
Representatividade
Em 2017, durante o Fórum Mais Milho - em Chapecó, João Carlos Di Domenico e outras lideranças do setor do agronegócio, já discutiam o equilíbrio entre a oferta e a demanda do grão no Sul do país. O camponovense também representou Santa Catarina no Fórum sobre Gestão de Estoques e Políticas para Armazenagem, evento realizado pelo Canal Rural junto à Expointer 2017. Participou ainda, de reuniões focadas na produção de cereais de inverno para uso animal. Os encontros ocorreram em 2018, com a participação de representantes de órgãos como a Federação das Cooperativas Agropecuárias (Fecoagro), a Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), a Federação da Agricultura do Estado de Santa Catarina (Faesc) e representantes de cooperativas, juntamente com a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), além de representantes de agroindustrias do estado catarinense. Nesses encontros, os participantes discutiram possíveis viabilidades para a realização de um programa direcionado à produção de cereais de inverno. Entre os meses de agosto e setembro, foram três reuniões, sendo duas distintas – sem a presença da agroindustria e pautas voltadas à incentivos para o plantio de cereais de inverno, especialmente trigo, aveia branca, cevada e triticale; para produção de rações. A primeira aconteceu em agosto na cidade de Chapecó (SC), a segunda em Esteio (RS) – durante a Expointer e o terceiro encontro aconteceu no final de setembro, na Sede da Coocam em Campos Novos (SC).