notícias
Palestra debate otimização do processo de produção de sementes na Coocam
22-07-2016Funcionários de todos os setores envolvidos no processo de produção, recebimento, armazenagem, controle de qualidade e expedição de sementes da Cooperativa Agropecuária Camponovense – Coocam, participaram na quinta-feira, 21 de julho, na SER Coocam, de uma palestra sobre o controle interno e ações para manter a qualidade das sementes produzidas pela cooperativa.
No encontro, o Engenheiro Agrônomo Alexandre Gazolla Neto, Doutor em Sementes, que presta consultoria para a cooperativa, explanou sobre os desafios na produção e manutenção da qualidade de sementes, bem como, os cuidados a serem realizados desde a colheita, secagem e comercialização.
Segundo Alexandre Gazolla, algumas mudanças no processo de produção da Coocam estão possibilitando uma otimização na prestação de serviços. A construção e implantação do Laboratório de Sementes para que se tenha um controle de qualidade ainda mais eficiente, melhorias na Unidade de Beneficiamento de Sementes – UBS, e a instalação do software de rastreabilidade das sementes na Coocam, são fundamentais para que a cooperativa busque a excelência, garantindo e atestando aos clientes, a qualidade das sementes.
“Com o laboratório de controle interno de qualidade vai ser possível auditar diversos processos, auditando e tendo controle pré-colheita, nas cargas, lotes, silos, em diferentes momentos”, ressaltou Alexandre.
Para o consultor técnico, o momento de colheita é que garante uma manutenção da qualidade das sementes. “A soja fica pronta, se desliga da planta, com 40% de umidade, e se consegue colher mecanicamente com 19% (umidade), mas a maioria colhe com 13, 12%, então o desafio é colher com mais umidade para que fique mais próxima do ponto de maturidade fisiológica que chamamos (de 38 a 42%), e quanto antes eu tirar, é melhor. Mas para isso é preciso secar, então é preciso adequar a capacidade de colheita, com o recebimento, secagem e armazenamento. Esse é o desafio e ter um controle de qualidade que ateste essa qualidade da semente. A ideia é otimizar os processos para ter um controle eficiente”, explicou.
A Coocam está implantando a Rastreabilidade nas sementes. Alexandre destaca que com o processo, o produtor poderá não só conferir a origem, mas a germinação, vigor e as outras informações técnicas, além da plantabilidade de cada cultivar.
“O software faz todo o controle desse processo, do campo, recebimento, beneficiamento, estoque, documentos, controle de qualidade e ainda leva informações para quem está comprando. O produtor pode saber quantas plantas ele deve semear por metro, então, é mais uma facilidade e ao mesmo tempo aproxima mais o cliente da cooperativa, pela confiança no produto”, concluiu.
Para o vice-presidente da Coocam, Riscala Miguel Fadel Júnior, os investimentos realizados pela cooperativa no setor de produção de sementes, busca facilitar a vida dos produtores rurais. “Estamos investindo em qualificação, equipamentos e tecnologia para que os agricultores que adquirem sementes e produtos da Coocam tenham todas as facilidades e informações necessárias para produzir mais. Temos o objetivo de elevar a produção de sementes e estas ferramentas, - como a rastreabilidade -, auxiliam no processo de manutenção da qualidade e assim, mantém a confiança do agricultor nos produtos da Coocam”, reforçou Júnior.
Fonte: Coocam® - Felipe Gotz - Assessor de Comunicação