notícias
Palestra sobre manejo e qualidade de sementes
14-11-2017Com o tema, manejo e qualidade de sementes para alta produtividade, o Doutor em sementes, Alexandre Gazolla Neto, ministrou palestra na semana passada, dia 07, aos produtores de sementes e colaboradores da área técnica da Cooperativa Agropecuária Camponovense (Coocam). O Engenheiro Agrônomo é consultor técnico em produção e qualidade de sementes da cooperativa.
Segundo Alexandre, os produtores precisam estar atentos com as novidades do mercado, especialmente, estar sempre relembrando os pontos chaves para os cuidados desde a semeadura dos grãos até a colheita, além dos cuidados nas condições dos campos, no transporte e armazenagem. Essa troca de experiência com os cooperados foi uma releitura e uma reabordagem sobre toda a cadeia no processo de produção de sementes.
Outros temas focados na palestra estão relacionados com a importância na distribuição precisa da semente em relação à quantidade e distância entre elas, conhecidas como plantabilidade; sobre rastreabilidade das sementes produzidas pelos cooperados da Coocam e sobre um sistema que está sendo implantado para obter ainda mais controle interno de qualidade das cargas e lotes, um processo de análise e acompanhamento das sementes que chegam até os silos da cooperativa.
“Todo esse processo e cuidados podem reverter em resultados positivos no final do ciclo, pois, uma semente de qualidade reverte em até 20% a mais de produtividade nos campos. Para a cooperativa ter essa semente de qualidade é preciso que a produção seja de qualidade”, explicou o consultor da Coocam, completando que a condição das sementes depende do processo correto na lavoura. “Aqui dentro da cooperativa é feito a limpeza e a classificação, a semente é feita no campo. Então para ter qualidade depende dos cuidados durante seu desenvolvimento na lavoura”.
Os produtores recebem todo suporte técnico da Coocam, além de bonificações pelo resultado e tratamento das sementes. “O produtor já recebe a semente pronta para o plantio, esse tratamento inclui todo o processo de cuidado para manter a qualidade do grão, uma comodidade aos produtores, sem contar, a garantia das dosagens certas de fungicidas, inseticidas e micronutrientes”.
Na cooperativa são mais de 20 produtores de sementes de soja, trigo e aveia, todos focados em qualidade e produtividade. De acordo com o setor técnico da Coocam, nesta safra, os produtores da cooperativa produziram cerca de 100 mil sacas de soja, 30 mil de trigo e 20 mil sacas de sementes de aveia. A previsão para a próxima safra é um incremento de cerca de 50% na produção de sementes de soja.
A cooperativa possui o sistema de rastreabilidade, onde é possível o produtor acompanhar todo o histórico da semente, com destaque ao controle de qualidade e plantabilidade, ou seja, 100% das sementes de soja, com a marca Coocam, possuem rastreabilidade. As sementes produzidas pelos produtores da Coocam são comercializadas em Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul.