Aguarde, carregando...

notícias

PEC 2012 apresentou boas iniciativas em prol da sustentabilidade

PEC 2012 apresentou boas iniciativas em prol da sustentabilidade

13-11-2012

Campos Novos – Neste ano, o desenrolar do Projeto Escola no Campo trouxe boas surpresas para a equipe de coordenação da Coocam e da Syngenta. Isso, porque além do desenvolvimento do projeto nas escolas, com o envolvimento dos alunos e das comunidades, os alunos e seus professores trouxeram o novo, e através de algumas iniciativas simples e outras nem tanto, desenvolveram ações práticas em prol da sustentabilidade e da preservação ambiental.

Na onda do reciclagem e reutilização, os alunos da Escola Municipal Rafaella Suppi de Celso Ramos, deram uma cara nova as caixas de fruta de recebimento da merenda escolar da escola. Com tinta e um pouco de criatividade, as caixas viraram prateleiras que garantem a organização dos objetos utilizados nas salas da educação infantil.

Outra boa iniciativa foi constata em Barracão, no Rio Grande do Sul. Sem ter um espaço adequado para o feitio da horta escolar, os professores e alunos projetaram a Horta Inteligente, ou seja, feita com pouco espaço, dentro de pneus, porém não menos produtiva e organizada.

Além dessas iniciativas educacionais e de orientação dos alunos também chamaram a atenção neste ano. Uma das melhores ações desenvolvidas pelo projeto, e avaliada pela equipe de coordenação do Escola no Campo aconteceu em Lebon Régis. Lá os alunos agiam como “Colaboradores pela preservação do Meio Ambiente”, ou seja, através desse projeto, cinco crianças diariamente usavam coletes no intervalo das aulas, dando orientações e dicas aos demais de preservação ambiental e de manutenção do ambiente escolar. Assim, de forma gostosa  e descontraída temas como a reciclagem, o uso correto das lixeiras seletivas, a necessidade de conservação do solo e das plantas eram passadas de um aluno para o outro.

Segundo o Presidente da Coocam, João Carlos Di Domenico essas iniciativas, feitas nas escolas com o intuito de modificar o comportamento da comunidade escolar são a parte mais importante do projeto. “Através delas alcançamos nosso objetivo que é a mudança de comportamento entre os alunos, professores, suas famílias e comunidade. Através delas, de forma prática, os alunos mudam a mentalidade e praticam de fato o preservar, reciclar e reutilizar”, explicou.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Camila Bebber Gomes

Assessora Comunicação Coocam

comunicacao@coocam.com.br

49 8804-5306