notícias
Peritos avaliam estragos no trigo dos produtores da Coocam
23-10-2012Campos Novos – Nesta semana, iniciaram as avaliações dos peritos da seguradora nos estragos causados pela forte geada que ocorreu no início da primavera, nas plantações de trigo dos produtores da Cooperativa.
Levantamentos preliminares feitos pelo Departamento Técnico da Coocam – Cooperativa Agropecuária Camponovense, indicam perdas da ordem de 30% em algumas lavouras, chegando a 100% em outras. Mantendo uma média geral de mais ou menos 60% em queda de produtividade. Sem contar a qualidade do grão que também sai prejudicada.
Segundo o engenheiro agrônomo da Coocam, Cristiano Nascimento, levando em conta as novas normativas no Ministério da Agricultura, que arrocharam ainda mais o padrão do trigo industrial, a safra desse ano configura-se com menos trigo no mercado, com baixa qualidade e conseqüentemente, com menor dinheiro na mão do produtor. “A baixa classificação do trigo industrial se dará decorrente da falta de chuva do mês de setembro, e geada de início da primavera, que fez com que o alcance dos novos padrões estabelecidos ficassem ainda mais difícil de serem alcançados”, explicou.
Outro fator que saiu prejudicado diante deste cenário é a produção de semente, onde a Coocam é reconhecida nacionalmente pela alta qualidade fisiológica. “Da mesma forma, em 2013 espera-se menos semente disponível, e com qualidade prejudicada”, afirmou Cristiano.
.
Camila Bebber Gomes
Assessora Comunicação Coocam
comunicacao@coocam.com.br
49 8804-5306