notícias
Plantio de Canola teve um salto entre produtores da Coocam
20-09-2013
Campos Novos – Depois da realização de um projeto piloto, feito no ano passado, que constatou que a região é propicia para o cultivo da canola, a área plantada, que em 2012 foi de 100 hectares, passou para 800 hectares em 2013, entre os associados da Cooperativa.
Com a cultura em fase de floração e apresentando ótimo desempenho, segundo o engenheiro agrônomo da Coocam, Cristiano Nascimento, as primeiras colheitas devem acontecer entre dia 25 de outubro a 05 de novembro.
Segundo o presidente da Coocam, João Carlo Di Domênico, a canola apresentou-se como uma alternativa entre os produtores da Coocam, que queriam mais opções de cultura de inverno, devido ao baixo desempenho financeiro do trigo em 2012. “Com foco na inovação e diversificação produtiva, a Coocam, única cooperativa a plantar a cultivar em Santa Catarina, tem apostado na cultura, que devido ao bom desempenho deste ano, esta ganhando novos adeptos.”, enfatizou João.
Conforme o engenheiro agrônomo da Coocam, Cristiano Nascimento, a canola é uma boa opção porque não compete com o trigo, sendo que o plantio é feito antes do milho, quando a área geralmente está ociosa ou apenas com cobertura, que não são lucrativas aos produtores. “Estamos fazendo uma tentativa de plantar canola antes do milho, e assim gerar mais uma opção de renda aos produtores rurais que optarem por ela. Trabalhamos com objetivo da maior diversificação de cultivares possível, na rotação de culturas economicamente viáveis, e assim, com foco no alto rendimento da área produtiva.”, explicou Cristiano.
.
Camila Bebber Gomes
Assessora Comunicação Coocam
comunicacao@coocam.com.br
49 8804-5306