notícias
Plantio de soja será 12% maior que no ano passado
04-09-2012Campos Novos – Segundo os números computados pelo IBGE na última sexta-feira, dia 31, o plantio de soja em Campos Novos neste ano deve ter um aquecimento da ordem de 12% com relação ao ano passado. Isso porque de 44,5 mil hectares, plantados em 2011, a estimativa é de se plantar 49 mil, em 2012. Seguindo esta mesma tendência, os produtores rurais da Coocam – Cooperativa Agropecuária Camponovense devem aumentar a projeção, com relação ao ano passado, em 15%.
Segundo o Engenheiro Agrônomo da Coocam, Cristiano Nascimento, esta realidade se configura em função do mercado internacional, e a seca dos Estados Unidos. “Com isso, a valorização do cereal tem dado boas perspectivas de ganhos aos produtores que apostarem na cultura”, disse.
Porém o mesmo não ocorre para as culturas de milho e feijão, que tiveram um recuo na plantação da ordem de 20% e 15% respectivamente. O milho, de 15 mil hectares plantados em Campos Novos, em 2011, passa-se para 13 mil, e o feijão de 11 mil e quinhentos hectares plantados no ano passado, projeta-se plantar apenas 10 mil em 2012.
Já nos números da Coocam, esse recuo foi ainda maior no que diz respeito o milho, sendo que os produtores rurais da Cooperativa devem plantar 25% a menos da cultura em 2012. O feijão teve recuo de 15% de plantio entre os produtores da Coocam.
Conforme Cristiano isso aconteceu pela união de dois fatores já que o custo da produção de milho encontra-se elevado, e ainda o mercado internacional aponta preços mais atrativos para a cultura da soja. “Com esta opção é provável que o produtor ganhe mais financeiramente, já que a liquidez da soja é maior e ainda o custo da implantação da lavoura é baixo”, explicou.
No entanto, o agrônomo da Cooperativa lembrou que tecnicamente a escolha é ruim, haja vista que os produtores deixam de fazer a rotação de culturas que estava sendo feita, e ainda, passam a plantar soja sobre soja. “Se ganha financeiramente e perde-se tecnicamente, já que a rotação de culturas não acontece e com isso, o solo sai prejudicado”, finalizou.
Toda essa projeção municipal para a safra de verão foi feita numa reunião que aconteceu na última sexta-feira, dia 31, com representantes da Epagri e das Cooperativas de Campos Novos.
Camila Bebber Gomes
Assessora Comunicação Coocam
comunicacao@coocam.com.br
49 8804-5306