Aguarde, carregando...

notícias

Produtor colhe 100 sacas de soja por hectare

Produtor colhe 100 sacas de soja por hectare

11-07-2017

Além de receber premiação, Concurso Top Produtividade da Syngenta em parceria com a Coocam, ajuda sojicultores no manejo e na colheita, com resultados acima da média brasileira.

Uma oferta estruturada que combina soluções inovadoras e tecnologia de ponta, com manejo e prática eficazes e acompanhamento especializado, isso tudo com resultados excelentes e números recordes. Assim é o Top Produtividade de Soja, Concurso realizado há três anos na região de Campos Novos, devido uma parceria firmada entre a Cooperativa Agropecuária Camponovense (Coocam) e a multinacional Syngenta.

O resultado desta 3ª edição – safra 2016/2017, aconteceu na última terça-feira (11), com jantar de premiação do Concurso. No total foram cadastradas 25 áreas de produtores associados da Coocam, com efeitos acima da média a cada ano do projeto. De acordo com o responsável comercial da Syngenta, Luiz Felipe Coelho, 100% dos produtos utilizados no Top Produtividade, fazem parte do portfólio da multinacional. “A Syngenta consegue atender 100% da demanda, desde a fase inicial até o encerramento da colheita”, enfatiza Luiz Felipe.

Sobre o desafio lançado aos produtores da Coocam, foi alcançado. “A gente rompeu a barreira dos 100 sacos de produtividade por hectare, que era o grande desafio, o grande legado para ser marcado pelo produtor que conquistasse esse objetivo”, relata o responsável comercial da Syngenta. O produtor de Fraiburgo, que pertence a Unidade de Lebon Regis, Carlos Rafael Maciel, foi o vencedor da safra 2016/2017, colhendo 100,08 sacas/ha, acima da média dos produtores da Coocam, que já estão acima da média de Santa Catarina e do Brasil.

A área colhida para avaliação foi 3,08 ha, sendo que a área total para o concurso foi de 25 ha. “Sinceramente eu imaginava uma média de 70 a 80 sacos, mas 100 sacos por hectare eu não esperava. O resultado me surpreendeu, realmente eu não esperava”, resumiu o sojicultor. Carlos Rafael Maciel e o técnico da Coocam, João Batista dos Passos ganharam como prêmio uma viagem para o Nordeste, ambos com acompanhante.

O resultado da 3ª edição do Concurso selou o trabalho em conjunto entre a Coocam, a Syngenta e os produtores associados da cooperativa. Conforme João Carlos Di Domenico, presidente da Coocam, o Top Produtividade vem de encontro com o interesse dos produtores, sendo um incentivo às buscas constantes de alternativas para melhorar os resultados finais das lavouras. “São programas assim que nos ajudam a atravessar os momentos de dificuldades. Hoje mais do que nunca, precisamos agir com frieza, com técnica e com tecnologia. Só assim, atravessaremos os momentos difíceis que ainda temos pela frente. Esse programa nos ajuda e fomenta a expectativa do aumento de produtividade”, ressalta João Carlos completando que o trabalho do departamento técnico também é fundamental no processo.

No Top Produtividade, os produtores são incentivados ao desafio a cada safra. No evento deste ano já foi lançado o Concurso para a próxima safra. O prêmio para o produtor e o consultor do Top Produtividade 2017/2018 é uma viagem para o Mundo Agro, na Argentina – um dos mais conceituados eventos do agronegócio. Durante o jantar de premiação houve palestra com o Leonardo Tavada da Syngenta que abordou o tema “Manejo de doença na cultura da soja”. 

 

GranoTop

A parceria entre a multinacional Syngenta e a Coocam desenvolve soluções integradas com objetivo de fazer o agricultor produzir mais e ter melhor rentabilidade também na cultura do milho. Neste caso a Syngenta oferece o GranoTop, protocolo que já vem trazendo grandes resultados. Com intuito de apresentar os últimos efeitos alcançados e reconhecer os produtores e os profissionais envolvidos, a Syngenta realizou no final do mês de junho, evento técnico que reuniu participantes do GranoTop 2017. No total três produtores da Coocam e seus respectivos técnicos foram premiados: – 1º Lugar: Oilson João Wagner, com área de 50 hectares. Ele colheu 263,69 sacas/ha. O engenheiro agrônomo responsável foi Helan Paulo Paganini. Os dois ganharam uma viagem para Salvador (BA). 2º Lugar: Marcelo Spautz, de Lebon Regis, com área plantada de 15 hectares. Ele colheu 225,33 sacas/ha. O gerente da Filial da Coocam, João Batista dos Passos, é engenheiro agrônomo e responsável pela área do produtor. Eles ganharam uma viagem para o litoral de Santa Catarina. 3º Lugar: Generino Fontana Júnior de Curitibanos. Ele plantou 10 hectares e colheu 221,44 sacas/ha. O engenheiro agrônomo responsável foi Cristiano Goss, da filial de Curitibanos.  Os dois ganharam uma cafeteira.