Aguarde, carregando...

notícias

Projeto Escola no Campo

Projeto Escola no Campo

10-11-2014

Nesta quarta-feira, dia 12, a partir das 09h30 acontece a grande festa de encerramento do Projeto Escola no Campo. Todo evento será realizado no Clube Camponovense, em Campos Novos. 

Mais de 300 crianças, do 5º ano do Ensino Fundamental, das escolas municipais de Celso Ramos, Fraiburgo, Ibiam, Lebon Régis e Barracão – RS receberão o título de agentes ambientais em decorrência de um ano todo de trabalhos e atividades desenvolvidas em prol da conscientização e preservação ambiental.

O projeto está no seu 11º ano de realização, fruto de uma parceira entre a Cooperativa Agropecuária Camponovense - Coocam e a multinacional Syngenta que tem rendido bons frutos.

Mais de 6,5 mil crianças em idade escolar já foram atendidas pelo PEC nos municípios de abrangência da Cooperativa, e através disso, mais de R$ 400,5 mil reais já foram investidos em prol de um mundo melhor.

O projeto Escola no Campo tem por objetivo a formação de agentes ambientais conscientes de sua responsabilidade frente ao meio ambiente e a sustentabilidade. É um trabalho em prol da mudança de comportamento dos alunos, da escola, das famílias dos alunos e da região em que moram, haja vista que as ações propostas pela equipe de coordenação do projeto transpõem os muros escolares e chegam até as comunidades envolvidas. Exemplo disso é a oficina de sabão que foi criada no município de Fraiburgo, onde as mães dos alunos do Centro Municipal de Ensino São Cristovão passaram a reaproveitar o óleo de cozinha para esta finalidade.

Outro bom exemplo de ações do projeto está a campanha de coleta seletiva de lixo, que foi criada no interior de Ibiam a partir de um projeto feito pelos alunos do 5º ano do Centro Municipal de Educação Eliziane Titon encaminhado a municipalidade.

Segundo o Presidente da Coocam, João Carlos Di Domênico, o Escola no Campo é o carro chefe das ações sociais promovidas pela Cooperativa. Isso, porque além de contemplar diversas cidades por edição, em 2012 foram oito, e em 2013, cinco municípios e agora em 2014 outros cinco, ainda traz uma gama enorme de ações junto às crianças que estão em idade de formação de comportamento e personalidade. “Acreditamos que a mudança acontece a partir das crianças. Quando elas chegam em casa instruídas de como fazer e como agir, os pais acabam por modificar seu comportamento para estar de acordo com elas. Dessa forma, acontece o que o Projeto objetiva, a modificação de comportamento de toda uma comunidade diante do meio ambiente e da preservação ambiental”, explicou João.

O encerramento como já é de praxe vai contar com a formação dos alunos na parte da manhã, e a festa de encerramento na parte da tarde, onde os participantes mostram as apresentações preparadas por eles para todos os presentes.  Danças, teatros, música e muita criatividade enchem à tarde de programação, fazendo com que o público, formado por autoridades, representantes da Coocam e da Syngenta, professores, diretores e pais, e principalmente os jurados se encantem com o que foi produzido. “Estamos preparando uma grande festa para receber os alunos que vão demonstram as ações que fizeram, o que aprenderam, e principalmente se divertir em um dia diferente, de integração, troca e experiências e muita magia”, disse a coordenadora do projeto na Coocam, Cristiane Moro.