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Projeto Escola no Campo apresenta o espetáculo “Onde caiu meu pingo” aos alunos participantes da edição 2014

Projeto Escola no Campo apresenta o espetáculo “Onde caiu meu pingo” aos alunos participantes da edição 2014

22-08-2014

Uma conversa entre Chuvisco e Chuviscando, o pingo do rio limpo e o pingo do rio contaminado para descobrir de que forma a população pode auxiliar para combater a poluição e desperdício das águas. Esse foi o roteiro da apresentação teatral da Companhia de Teatro Piliquinha, da cidade de Concórdia, que, através da Coocam e da Syngenta promoveu apresentações nos cinco municípios – Lebon Régis, Fraiburgo, Ibiam, Celso Ramos e Barracão – RS,  que fazem parte do Escola no Campo, edição 2014.

Lá mesmo, no ambiente escolar, as crianças puderam entrar em contato com cenários, luzes e personagens de teatro aliada a mensagem de preservação ambiental que faz parte do Projeto. Esse, segundo a coordenadora  do Projeto na Coocam, Cristiane Aparecida Moro, é um dos objetivos do Escola no Campo, fazer com que a criança percebam a importância do cuidado com as comunidades rurais e com seu habitat. “Através desse trabalho, que gera diversão e descontração, a Coocam pretende passar a mensagem de preservação ambiental, de responsabilidade perante essa questão, e ainda de comprometimento das crianças com se tornar um agente ambiental”, explicou.

A aluna Camila Carmargo de Souza, aluno do 5º ano da Escola Municipal Paulo Freire, de Barracão gostou muito da peça. Participante ativa do espetáculo, a aluna conseguiu aliar as práticas do dia a dia com o que viu na apresentação. “ Percebi no teatro que atitudes do dia a dia como desligar a televisão, fechar a torneira enquanto escova os dentes e tomar banhos rápidos são formas se ajudarmos o meio ambiente”, disse

A professora do 5º ano da Escola Municipal Alípio dos Santos, Cláudia Gobet Varela, que também participou da apresentação lembrou que a prática, além de motivar os alunos que participam do Projeto, também traz conhecimento e disseminação dos conceitos de preservação através de um mundo novo e que os alunos não têm muito contato, o teatro.  “Penso que a prática, com o uso da parte lúdica fortalece o aprendizado, reforçando o que já é discutido em sala de aula. Através das práticas eles concretizam o que foi dito e dá a eles a percepção dos conceitos e sua aplicabilidade.”, ressaltou.

A peça já era apresentada sob outra ótica pelo grupo. Readaptada especialmente para as necessidades do Projeto Escola no Campo, a história vai de encontro com o proposto pelo projeto, levantando questões como a economia da água, a poluição, de forma descontraída e lúdica.

O projeto está numa fase em que as escolas estão desenvolvendo suas ações de sustentabilidade em ambiente escolar ou com a comunidade através do material didático - apostila que é cedida pela Syngenta e feita pela Fundação Abrinq, e ainda através de campanhas e projetos pensados pelas próprias escolas. O objetivo disso, é  difundir as ações de sustentabilidade e fazer com que o projeto ultrapasse os muros escolares.

O encerramento do Escola no Campo está marcado para o final do mês de Outubro, em Campos Novos.