notícias
Projeto ultrapassa os muros das escolas e dissemina saber por toda a comunidade
20-12-2010Basta passar alguns momentos juntos das crianças envolvidas pelo Projeto Escola no Campo para sentir o orgulho delas de fazer parte do programa e a consciência de respeito e cuidado que ela deixa em cada um deles.
O reconhecimento também é visível também por parte dos pais e professores que acreditam que apenas projetos como este, realizado pela Coocam e Syngenta poder trazer um futuro melhor a estas crianças.
De acordo com Dona Ivanir Melo Xavier, uma senhora simpática de 51 anos, mãe da aluna Adriane Xavier, da 5ª série da Escola Nossa Senhora de Lourdes, de Lebon Régis o projeto é de fundamental importância não apenas para as crianças como para as famílias. “A cada capítulo que eles trabalhavam na Escola, minha filha chegava em casa com uma novidade para contar, já que todos lá em casa são produtores rurais. Show mesmo ela deu quando estudou a importância do uso dos EPIs e sua correta utilização. Quer dizer, lá em casa o projeto foi além, saiu da Escola e foi parar dentro de casa e na produção rural de nossa família”, explicou a mãe orgulhosa.
Já para a Secretária de Educação do município de Lebon Régis, Angelina Rossa Spoutz, é possível ver o resultado do trabalho do programa já na conservação das escolas, da própria horta escolar e até mesmo da conservação das casas na cidade. “Através da conscientização das crianças e por conseqüência dos seus pais, já é possível perceber os efeitos do programa na organização e limpeza da cidade. O projeto, entretanto, sai dos muros escolares e percorre as casas dos alunos e toda a comunidade. Lindas idéias já nasceram em nossa cidade através do conhecimento passado pelo Escola no Campo,entre elas as vassouras feitas com garrafas pet e o sabão feito do óleo de cozinha. Sem contar ainda da motivação dos próprios alunos, que não querem repetir de ano para chegarem logo a 5ª série. Isso aumenta o rendimento escolar, as notas e o desempenho de todos eles.”, enfatizou a Secretária que esteve presente no encerramento juntamente com o prefeito do município de Lebon Régis.
O aluno Cleberson Lucas Padilha, de 12 anos, estudante da 5ª série da Escola Itinerante Estudando e Plantando, do município de Vargem adorou tudo que vivenciou nestes meses de projeto. Segundo ele, o principal conhecimento que levou aos pais agricultores foi a necessidade de devolver as embalagens de agrotóxicos nos pontos de coleta. “Além de aprender que não podemos fazer queimadas, que não devemos jogar lixo nos rios e que devemos reciclar nosso lixo, ainda ensinei meu pai que é agricultor e minha mãe que trabalha numa granja que temos que devolver as embalagens de agrotóxicos nos pontos de coleta onde os compramos. E olha que eles nem sabiam disso.”, explicou o aluno que aguardava ansioso pela premiação com bicicletas e pelas apresentações da tarde.