notícias
Safra de grãos 2018/2019 terá crescimento segunda a CNA
07-12-2018O Brasil líder mundial em agropecuária sustentável terá uma das maiores safras de grãos em 2019, segundo anunciou a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), nesta semana. Com clima mais favorável, o Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio, deverá crescer 2% e 4,3% no Valor Bruto da Produção (VBP), que mede o faturamento da atividade agropecuária dentro da porteira.
As expectativas para o próximo ano são de uma safra de grãos maior que a deste ano, cuja colheita nas lavouras brasileiras totalizou 228 milhões de toneladas, por conta do clima favorável e a incidência do El Niño. A produção de soja na safra 2018/2019 deve crescer 6% em relação à safra anterior, com boas condições climáticas em praticamente todos os estados.
De acordo com a CNA, o setor agropecuário foi prejudicado em 2018 pelo ambiente institucional, em razão da greve dos caminhoneiros e do tabelamento do frete, fatores que provocaram a alta dos preços dos alimentos e dos fertilizantes. Os produtores também conviveram com o clima desfavorável, o aumento dos custos de produção e a queda dos preços e de rentabilidade.
No entanto, o setor foi destaque nas exportações, com receita de US$ 93,3 bilhões de janeiro a novembro, alta de 4,6% em relação ao mesmo período do ano passado, respondendo por 42% das vendas externas totais do país. A agropecuária também deu importante contribuição na geração de empregos, com um saldo positivo de 74,5 mil postos de trabalho, 10% do total, sendo o quarto segmento que mais ofertou vagas no país.
Em Campos Novos, serão cerca de 55 mil hectares de soja, quase 12 mil de milho e 4500 hectares de feijão. Desse volume, 17 mil hectares das sementes desta safra de verão, estão em lavouras dos cooperados da Coocam. Os produtores investem em altas tecnologias para obter o máximo de produtividade e desta forma reverter os custos de produção em resultados financeiros.
Com informações: AgroLink