notícias
Segunda etapa do Projeto Escola no Campo
15-08-2017Entre os meses de julho e agosto, cerca de 500 alunos receberam materiais didáticos do Projeto e, a partir disso, as 14 escolas participantes dão continuidade à edição 2017.
O desafio de ajudar a construir um mundo melhor e mais organizado continua na região onde a Cooperativa Agropecuária Camponovense (Coocam) atua. O Projeto Escola no Campo (PEC) – mobilização educacional – da Coocam e Syngenta com apoio da Fundação Abrinq já é conhecido e reconhecido pelos profissionais da educação e pelas crianças das escolas do interior de todos os municípios participantes.
A afirmação acima ficou comprovada durante as visitas realizadas pela coordenação do Projeto, no mês de julho e início deste mês de agosto. A coordenadora do PEC pela Coocam, Cristiane Moro e a RVT da Syngenta, Paula Visoná Rossi, iniciaram as visitas na escola do município de Ibiam e prosseguiram o roteiro, visitando três escolas do interior de Campos Novos, duas de Fraiburgo, uma de São Cristovão do Sul, uma de Celso Ramos, quatro escolas de Lebon Régis e duas de Zortéa.
Durante a segunda etapa os alunos receberam os materiais didáticos, além de conhecer mais sobre o Projeto Escola no Campo e os trabalhos da Coocam e da Syngenta. “A partir de agora eles irão dar continuidade nos conteúdos e nas ações que serão desenvolvidas em cada escola”, ressalta Cristiane Moro, completando que uma das principais atividades é o desenvolvimento de uma horta escolar, uma forma de incentivar as crianças a produzir alimentos saudáveis. Outras ações realizadas no PEC abrangem melhorias nos espaços coletivos da comunidade local.
No próximo passo do Projeto, os alunos assistirão a uma peça teatral, onde de maneira lúdica as crianças aprendem sobre a importância de preservar o meio ambiente. No mês de outubro será aplicado o Voo do Conhecimento – teste aos alunos sobre os conteúdos da apostila.
No mês de novembro acontece o encerramento com a formatura e entrega dos certificados aos cerca de 500 alunos que se tornarão agentes ambientais conscientes. Na oportunidade serão premiados os destaques nos Concursos de desenhos e frases, além da premiação para a escola que realizou o projeto com mais resultados positivos. Um dia especial de comemoração e confraternização, com apresentação cultura das crianças.
Os profissionais das escolas são peças fundamentais para o sucesso do PEC. Cerca de 80 professores e gestores das escolas estão envolvidos no Projeto. Eles são responsáveis pela aplicação dos conteúdos educativos na grade curricular das séries atendidas.